LETRAMENTO DIGITAL E IMPERATIVOS DE INTEGRAÇÃO DAS TDIC NAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LETRAS DA UEMA DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3210Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar quais as condições de aprendizagem dos discentes dos cursos de Letras, frente à necessidade de reconhecimento dos imperativos suscitados pelos letramentos digitais para efetivar a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC no processo de aprendizagem. Realizou-se pesquisa exploratória bibliográfica de conceitos teórico-metodológicos nos estudos da Linguística Aplicada sobre letramento, tecnologia e formação docente, em especial Selwyn (2011); Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Moran, Masetto e Behrens (2015), a partir das noções de imperativos internos, externos e de cooperação necessários no processo de incorporação das tecnologias digitais na educação. A coleta de dados foi realizada a partir do instrumento questionário com questões que avaliaram as variáveis relacionadas aos imperativos necessários para realizar uma integração das TDIC efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados decorrentes das análises apontam para a identificação de que, quando se instaura uma dificuldade nos processos de aprendizagem dos discentes, as dificuldades são caracterizadas nas práticas pedagógicas que não trazem um ambiente cooperativo para as atividades de aprendizagem, ou seja, não há o reconhecimento do imperativo da cooperação. Quando esse imperativo é reconhecido nas atividades de aprendizagem, os discentes avaliam as atividades como significativas para suas aprendizagens pelo ambiente interativo que elas proporcionam.
Palavras-chave: Letramentos digitais; Imperativos; Aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabíola de Jesus Soares Santana, Walisson Paz Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.