LETRAMENTO DIGITAL E IMPERATIVOS DE INTEGRAÇÃO DAS TDIC NAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LETRAS DA UEMA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3210

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar quais as condições de aprendizagem dos discentes dos cursos de Letras, frente à necessidade de reconhecimento dos imperativos suscitados pelos letramentos digitais para efetivar a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC no processo de aprendizagem. Realizou-se pesquisa exploratória bibliográfica de conceitos teórico-metodológicos nos estudos da Linguística Aplicada sobre letramento, tecnologia e formação docente, em especial Selwyn (2011); Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Moran, Masetto e Behrens (2015), a partir das noções de imperativos internos, externos e de cooperação necessários no processo de incorporação das tecnologias digitais na educação. A coleta de dados foi realizada a partir do instrumento questionário com questões que avaliaram as variáveis relacionadas aos imperativos necessários para realizar uma integração das TDIC efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados decorrentes das análises apontam para a identificação de que, quando se instaura uma dificuldade nos processos de aprendizagem dos discentes, as dificuldades são caracterizadas nas práticas pedagógicas que não trazem um ambiente cooperativo para as atividades de aprendizagem, ou seja, não há o reconhecimento do imperativo da cooperação. Quando esse imperativo é reconhecido nas atividades de aprendizagem, os discentes avaliam as atividades como significativas para suas aprendizagens pelo ambiente interativo que elas proporcionam.

Palavras-chave: Letramentos digitais; Imperativos; Aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabíola de Jesus Soares Santana, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Leitura e formação de leitores pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora da Universidade Estadual do Maranhão, atuando também nos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, leitura, gêneros textuais, língua. Desenvolve um projeto pesquisa em Interações Acadêmicas e Gêneros Escritos: Proposta de Ensino de Língua com Fins Específicos. É membro de dois grupos de pesquisa vinculados a Universidade Estadual do Maranhão, Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade e Grupo de Estudo sobre Gestão e Avaliação da Educação (GESTA)

Walisson Paz Cavalcante, UEMA

Graduando em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC/UEMA no ciclo de 2020-2021 cota UEMA e no ciclo de 2021-2022 cota FAPEMA. Entre Agosto de 2018 e Janeiro de 2020, foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Downloads

Publicado

2023-07-31 — Atualizado em 2023-07-31

Como Citar

DE JESUS SOARES SANTANA, F.; PAZ CAVALCANTE, W. LETRAMENTO DIGITAL E IMPERATIVOS DE INTEGRAÇÃO DAS TDIC NAS CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LETRAS DA UEMA DURANTE O ENSINO REMOTO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 131–148, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3210. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3210. Acesso em: 28 abr. 2024.