MERCANTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM NA CANÇÃO ME GUSTA DE ANITTA: O USO DO SPANGLISH COMO MOEDA DE TROCA – DO ORGULHO AO LUCRO

Autores

  • Vanessa Leme Fadel Steinhauser UEM

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3215

Resumo

Resumo: Este artigo busca examinar a mercantilização da linguagem por meio do fenômeno do Spanglish, tal como encontrado na música Me Gusta de Anitta, Cardi B e Myke Towers. A análise empreendida se concentra na relação entre a carreira internacional de Anitta e suas estratégias linguístico-ideológicas. Para este propósito, o estudo apresenta uma revisão teórica sobre o poder econômico da linguagem no capitalismo contemporâneo, com base nos trabalhos de Heller (2010), Heller e Duchêne (2012, 2016), Heller e McElhinny (2017), entre outros. Ademais, discute-se o Spanglish por meio de Betti (2011), Lima (2019), Vinuesa (2001) e outros autores, com ênfase no trabalho de Mendonça (2021) que analisa o code-switching (alternância entre inglês e espanhol) em Me Gusta, argumentando que o fenômeno é empregado com funções políticas, literárias e instrumentais. A partir deste estudo, e levando em consideração o contexto da nova economia globalizada, este artigo defende que o uso do Spanglish, além de exercer funções mencionadas, atende também a objetivos comerciais que refletem a mercantilização da linguagem. Tal fato é evidenciado pela carreira de Anitta e o impacto de suas produções musicais em nível internacional. Nada na carreira da "poderosa, empresária e milionária" cantora brasileira é por acaso. Assim, ao examinar a estratégia de marketing de Anitta ao adotar certos fenômenos linguísticos, fica evidente que o uso do Spanglish não se limita a funções sociais, culturais e políticas, mas também alcança o patamar de capital linguístico, simbólico e material, que pode ser usado como moeda de troca: do orgulho ao lucro.

Palavras-chave: Mercantilização da linguagem; Spanglish; Anitta; Multiculturalismo; Globalização.

Biografia do Autor

Vanessa Leme Fadel Steinhauser, UEM

Doutoranda em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá - (Área de concentração: Estudos Linguísticos; Linha de pesquisa: Descrição Linguística). Mestre em Letras (2021), pela Universidade Estadual de Maringá - (Área de concentração: Estudos Linguísticos; Linha de pesquisa: Descrição Linguística). Graduada em Letras - Português/Inglês (2018), pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua como professora de língua portuguesa, oficina de produção textual (redação) e língua inglesa. Tem experiência na área de Estudos Linguísticos, com ênfase na linha de pesquisa sobre Descrição Linguística.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

LEME FADEL STEINHAUSER, V. MERCANTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM NA CANÇÃO ME GUSTA DE ANITTA: O USO DO SPANGLISH COMO MOEDA DE TROCA – DO ORGULHO AO LUCRO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 149–169, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3215. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3215. Acesso em: 27 abr. 2024.