MERCANTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM NA CANÇÃO ME GUSTA DE ANITTA: O USO DO SPANGLISH COMO MOEDA DE TROCA – DO ORGULHO AO LUCRO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3215Resumo
Resumo: Este artigo busca examinar a mercantilização da linguagem por meio do fenômeno do Spanglish, tal como encontrado na música Me Gusta de Anitta, Cardi B e Myke Towers. A análise empreendida se concentra na relação entre a carreira internacional de Anitta e suas estratégias linguístico-ideológicas. Para este propósito, o estudo apresenta uma revisão teórica sobre o poder econômico da linguagem no capitalismo contemporâneo, com base nos trabalhos de Heller (2010), Heller e Duchêne (2012, 2016), Heller e McElhinny (2017), entre outros. Ademais, discute-se o Spanglish por meio de Betti (2011), Lima (2019), Vinuesa (2001) e outros autores, com ênfase no trabalho de Mendonça (2021) que analisa o code-switching (alternância entre inglês e espanhol) em Me Gusta, argumentando que o fenômeno é empregado com funções políticas, literárias e instrumentais. A partir deste estudo, e levando em consideração o contexto da nova economia globalizada, este artigo defende que o uso do Spanglish, além de exercer funções mencionadas, atende também a objetivos comerciais que refletem a mercantilização da linguagem. Tal fato é evidenciado pela carreira de Anitta e o impacto de suas produções musicais em nível internacional. Nada na carreira da "poderosa, empresária e milionária" cantora brasileira é por acaso. Assim, ao examinar a estratégia de marketing de Anitta ao adotar certos fenômenos linguísticos, fica evidente que o uso do Spanglish não se limita a funções sociais, culturais e políticas, mas também alcança o patamar de capital linguístico, simbólico e material, que pode ser usado como moeda de troca: do orgulho ao lucro.
Palavras-chave: Mercantilização da linguagem; Spanglish; Anitta; Multiculturalismo; Globalização.
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