MATERIAIS AUTÊNTICOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONCEITOS E DESDOBRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3233Resumo
Este estudo tem como objetivo selecionar e analisar alguns conceitos sobre materiais autênticos e autenticidade presentes em artigos científicos relacionados ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira (EFL). Todos os artigos foram obtidos através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) nas plataformas Periódicos Capes e Scielo, sendo detalhada a forma como foram encontrados. As palavras-chave usadas durante a pesquisa foram: “materiais autênticos”; “materiais autênticos e ensino de inglês”; “authentic materials”; “authentic materials or self-learning in english” e “authentic materials and english”, Após a aplicação de filtros, sete artigos foram selecionados para serem usados como base deste estudo. Os conceitos e definições se diferem perante duas abordagens principais: autenticidade como característica dos materiais e autenticidade como processo de aprendizagem. Após as discussões sobre a temática, é proposto um conceito possível para corroborar as reflexões sobre materiais autênticos e autenticidade no ensino de inglês, uma vez que se compreende a importância destes quando se tem em vista um ensino intercultural de língua estrangeira.
Palavras-chave: materiais autênticos; autenticidade; EFL; RSL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Gabriel Cardoso Silva, Rafael De Souza Timmermann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.