MATERIAIS AUTÊNTICOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONCEITOS E DESDOBRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3233

Resumo

Este estudo tem como objetivo selecionar e analisar alguns conceitos sobre materiais autênticos e autenticidade presentes em artigos científicos relacionados ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira (EFL). Todos os artigos foram obtidos através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) nas plataformas Periódicos Capes e Scielo, sendo detalhada a forma como foram encontrados. As palavras-chave usadas durante a pesquisa foram: “materiais autênticos”; “materiais autênticos e ensino de inglês”; “authentic materials”; “authentic materials or self-learning in english” e “authentic materials and english”, Após a aplicação de filtros, sete artigos foram selecionados para serem usados como base deste estudo. Os conceitos e definições se diferem perante duas abordagens principais: autenticidade como característica dos materiais e autenticidade como processo de aprendizagem. Após as discussões sobre a temática, é proposto um conceito possível para corroborar as reflexões sobre materiais autênticos e autenticidade no ensino de inglês, uma vez que se compreende a importância destes quando se tem em vista um ensino intercultural de língua estrangeira.

Palavras-chave: materiais autênticos; autenticidade; EFL; RSL.

Biografia do Autor

Marcos Gabriel Cardoso Silva, Universidade Federal do Pará

Graduando em Letras – Língua Inglesa na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST), da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Bragança. Bolsista de Iniciação Científica no projeto de Pesquisa Materiais Autênticos e Cultura Pop: ensino de língua inglesa com foco na interculturalidade.

Rafael De Souza Timmermann, Instituição Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Cruz Alta (2009), Especialização em Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (2019) e Mestrado em Letras (2014), pela Universidade de Passo Fundo/UPF. É Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo/UPF (2019), com ênfase nas áreas de Enunciação e Ensino de Língua Estrangeira. Atuou como docente substituto e pesquisador na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde trabalhou com Inglês para fins específicos, comunicação e produção textual acadêmica. Além de suas funções de ensino, foi coordenador adjunto do Núcleo de Ensino de Línguas da Universidade (NELI), no qual coordenou alguns projetos de extensão relacionados ao ensino e aprendizagem de inglês.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

CARDOSO SILVA, M. G.; DE SOUZA TIMMERMANN, R. MATERIAIS AUTÊNTICOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONCEITOS E DESDOBRAMENTOS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 314–331, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3233. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3233. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE