PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES À LUZ DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3234Resumo
Resumo: Este estudo, desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e também de campo, em ritmo extencionista, objetiva compreender como professores e/ou futuros professores de Letras Português e de Pedagogia refletem sobre seus processos de letramento literário para uma atuação responsiva na educação básica, como formadores de leitores do texto literário, em conformidade com as orientações da BNCC. Como abordagem teórica dispomos dos estudos de Cosson (2021), Street (2014), Zappone (2008), Soares (2012), Sousa (2020); Rojo (2009); Kleiman (2007), entre outros que contribuíram para a compreensão de conceitos pertinentes como letramentos e letramento literário para a produção de oficinas de estudos sobre as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017:2018) para práticas de leitura literária na educação básica e oficinas de leitura literária para uma vivência sobre o processo de letramento literário e reflexão sobre a futura prática como mediador(a) na formação de leitores literários. Como resultado da atividade extencionista, apontamos a importância dessas experiências na formação do professor que lhes garanta a necessidade de uma autoavaliação sobre seu processo de letramento literário individual e enquanto formador de leitores como um processo contínuo e humanizador que ultrapassa os muros da Universidade.
Palavras Chaves:Literatura; Letramento Literário; Formação de professores; BNCC.
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