PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES À LUZ DA BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i1.3234

Resumo

Resumo: Este estudo, desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e também de campo, em ritmo extencionista, objetiva compreender como professores e/ou futuros professores de Letras Português e de Pedagogia refletem sobre seus processos de letramento literário para uma atuação responsiva na educação básica, como formadores de leitores do texto literário, em conformidade com as orientações da BNCC. Como abordagem teórica dispomos dos estudos de Cosson (2021), Street (2014), Zappone (2008), Soares (2012), Sousa (2020); Rojo (2009); Kleiman (2007), entre outros que contribuíram para a compreensão de conceitos pertinentes como letramentos e letramento literário para a produção de oficinas de estudos sobre as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017:2018) para práticas de leitura literária na educação básica e oficinas de leitura literária para uma vivência sobre o processo de letramento literário e reflexão sobre a futura prática como mediador(a) na formação de leitores literários. Como resultado da atividade extencionista, apontamos a importância dessas experiências na formação do professor que lhes garanta a necessidade de uma autoavaliação sobre seu processo de letramento literário individual e enquanto formador de leitores como um processo contínuo e humanizador que ultrapassa os muros da Universidade.

 

Palavras Chaves:Literatura; Letramento Literário; Formação de professores; BNCC.

Biografia do Autor

Soraya de Melo Barbosa Sousa, UEMA/UESPI

Possui Doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - R.S (2020); Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2007); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001); Graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (1990), Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1988). É Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Piauí - UESPI/Teresina - e Professora Adjunta II da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/Timon. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Literatura de resistência e de viés fantástico. Literatura infantojuvenil. Literatura e ensino. Formação de leitores. Letramento Literário.

Adriana das Chagas Pereira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

Atualmente é acadêmica de Letras-português da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência em Letramento Literário com projeto de conclusão de curso voltado ao ensino de literatura e a formação do professor no processo de mediação desse letramento. Foi bolsista PROEXAE-UEMA 2021-2022 com trabalhos voltados a vivência do letramento literário a luz da BNCC com a necessidade de formar professores leitores e formadores de leitores de textos literários. Tem trabalho que envolve a língua italiana e a língua portuguesa a partir do processo de ramificação da língua portuguesa.

Tayane Fernandes dos Santos, UEMA

Graduanda em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão, Campus Timon. Foi integrante do Projeto de Extensão intitulado Vivenciando práticas de leituraliterária na formação inicial para uma mediação significativa na formação de leitores do texto literário na Educação Básica à luz da BNCC (PIBEX - UEMA, biênio 2021/2022). Exerceu atividades de monitoria nas disciplinas Literatura Portuguesa das Origens ao Realismo e Metodologia do Ensino dos Letramentos. É integrante do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares em Literatura e Linguagem - LITERLI, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Tem interesse nas seguintes áreas: Literatura e Memória; Literatura Infantojuvenil; Literatura Fantástica e Insólito Ficcional e Letramento Literário.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

SOUSA, S. de M. B.; SILVA, A. das C. P. da; SANTOS, T. F. dos. PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES À LUZ DA BNCC. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 192–212, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i1.3234. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3234. Acesso em: 27 abr. 2024.