DIALOGISMO INTERTEXTUAL EM O JOGO DA VIDA: AS RELAÇÕES VIRTUOSAS ENTRE A LITERATURA E O CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3334Resumo
Resumo: Este artigo objetiva abordar a produção de dois contistas consagrados da literatura brasileira, na perspectiva da articulação dos seus textos com a criação cinematográfica. Nesse sentido, adotam-se como parâmetro as obras de Dalton Trevisan e de João Antônio, que foram objeto de releitura fílmica por parte dos cineastas Joaquim Pedro de Andrade e Maurice Capovilla, respectivamente. A proposta é verificar como se viabiliza o diálogo entre as imagens e a produção textual dos referidos autores, aproximando a práxis de sua escrita à sintaxe da cinematografia. Busca-se estabelecer as relações entre a narrativa literária e a narrativa cinematográfica e enfocar os pontos de convergência entre as duas formas de linguagem, vislumbrando novos caminhos para a percepção estética da obra literária a partir da interlocução com a produção cinematográfica.
Palavras-chave: Dalton Trevisan. João Antônio. Joaquim Pedro de Andrade. Maurice Capovilla. Literatura e cinema.
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