DO LIVRO À PERFORMANCE E AO FILME: UMA LEITURA DA POÉTICA DA PALAVRA, DO CORPO E DA IMAGEM EM HOMERO, DE TAMBÉM GUARDAMOS PEDRAS AQUI (2021)
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3395Resumo
homero é um poema que compõe o projeto interartes Também guardamos pedras aqui (2021) da escritora, atriz e performer brasileira Luiza Romão. O projeto contempla um livro de poesia, publicado pela editora Nós e vencedor do Prêmio Jabuti 2022, e um filme com performances de Romão para cada um dos poemas. Esta proposta investiga as relações entre os suportes do livro e do filme para a construção do poema homero, visto que o livro apresenta tarjas pretas que censuram palavras reveladas na adaptação do texto para o vídeo. A metodologia utilizada é de caráter analítico-interpretativo e conta com um aporte teórico relacionado à literatura (FRIEDRICH, 1978; GENETTE, 2006), ao vídeo (MELLO, 2008), à performance (ZUMTHOR, 1997), à representação (RANCIÈRE, 2012) e à adaptação (STAM, 2006). A análise demonstra como cada meio gera um ritual de recepção diferente, guiando as leituras e interpretações, já que a percepção de sentido muda em função da mediação. Além disso, a integração das mídias na construção de projetos que contemplam diferentes produtos artísticos promove uma ampliação de experiências com a poesia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Érica Alessandra Paiva Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.