A TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE AS HORAS

Autores

  • João Francisco Justino Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Italo Oscar Ricarrdi León Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3400

Resumo

O presente artigo estabelece uma relação comparativa intersemiótica entre a obra literária As Horas (1999), escrita por Michael Cunningham, e sua adaptação cinematográfica homônima, dirigida por Stephen Daldry (2002), tendo o objetivo de analisar como o fluxo de consciência presente no romance é transposto para o filme. Para tanto, adota-se uma abordagem que considera a fidelidade absoluta entre filme e romance “inviável”, uma vez que a literatura e o cinema são dois sistemas semióticos distintos. Essa corrente de pensamento proposta por Brito (2006) e Stam (2006, 2008), em uma perspectiva dialógica, encara o filme adaptado como um produto autônomo e recriação da obra literária. Observa-se, por fim, que a adaptação cinematográfica de As Horas, dispondo de seus próprios mecanismos de representação, consegue atingir resultados estéticos semelhantes aos do romance.

Biografia do Autor

João Francisco Justino Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Italo Oscar Ricarrdi León, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Letras- Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular do Departamento de Letras (DL), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

JUSTINO LOPES, J. F.; OSCAR RICARRDI LEÓN, I. A TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE AS HORAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 146–163, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3400. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3400. Acesso em: 27 abr. 2024.