A TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE AS HORAS

Autores/as

  • João Francisco Justino Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Italo Oscar Ricarrdi León Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3400

Resumen

O presente artigo estabelece uma relação comparativa intersemiótica entre a obra literária As Horas (1999), escrita por Michael Cunningham, e sua adaptação cinematográfica homônima, dirigida por Stephen Daldry (2002), tendo o objetivo de analisar como o fluxo de consciência presente no romance é transposto para o filme. Para tanto, adota-se uma abordagem que considera a fidelidade absoluta entre filme e romance “inviável”, uma vez que a literatura e o cinema são dois sistemas semióticos distintos. Essa corrente de pensamento proposta por Brito (2006) e Stam (2006, 2008), em uma perspectiva dialógica, encara o filme adaptado como um produto autônomo e recriação da obra literária. Observa-se, por fim, que a adaptação cinematográfica de As Horas, dispondo de seus próprios mecanismos de representação, consegue atingir resultados estéticos semelhantes aos do romance.

Biografía del autor/a

João Francisco Justino Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Italo Oscar Ricarrdi León, Universidade Federal de Alfenas

Doutor em Letras- Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular do Departamento de Letras (DL), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

JUSTINO LOPES, J. F.; OSCAR RICARRDI LEÓN, I. A TRANSPOSIÇÃO INTERSEMIÓTICA DO FLUXO DE CONSCIÊNCIA NA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO ROMANCE AS HORAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 146–163, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i2.3400. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3400. Acesso em: 3 jul. 2024.