DE GONÇALVES DIAS, COM A CANÇÃO DO EXILIO (1843), A NATAN CAMPOS, COM A ILHA NAUFRAGADA (2018): A PALAVRA NA POESIA QUE ENUNCIA A CIDADE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3419

Resumo

Gonçalves Dias ao compor a Canção do Exílio, em 1843, enuncia um lugar o qual descreveu como “minha terra”. Ao longo dos anos, poetas conterrâneos também cantam seu espaço citadino a seus modos e em seus respectivos tempos. E ao afigurar, na poesia, esse lugar, entrevemos a cidade como lócus de interações humanas, agregações populacionais, reduto de memórias entremeadas de vivências individuais e coletivas. Nessa esteira de entender o espaço, especialmente a cidade, como enunciativo de um tempo, de uma memória, de um lugar, este trabalho se propõe a fazer um tour poético pelos poemas de autores como: Ignacio Xavier de Carvalho, Dagmar Desterro, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Ferreira Gullar, Nauro Machado, Dinacy Mendonça, Arlete Nogueira, Celso Borges, Ricardo Leão, Dyl Pires e Natan Campos que, assim como Gonçalves Dias – grande homenageado nesta Revista pelo seu bicentenário –, cantam sua terra, exilados ou não e, por meio de suas poesias, enunciam uma cidade: São Luís - MA. Nesse tour, perspectivamos perceber de que modo os poetas, aqui relacionados, perceberam, sentiram, vivenciaram, externalizaram a cidade, transferindo-a para a poesia, transformando-a em relicário de uma época, donde se pode averiguar como enunciativa de um tempo, de uma memória, de um lugar. Reiterando, pretendemos identificar que cidade emerge nesses poemas, qual cidade é resgatada da memória e se transforma em poesia; qual a paisagem dessa cidade; quais os atributos destinados a ela e quem habita nesse espaço geográfico em determinado momento.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Corrêa Feitosa, PUCRS

Doutoranda em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora da Rede Pública do Estado do Maranhão. Tem interesse nas temáticas sobre poesia e cidade.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

CORRÊA FEITOSA, C. de M. DE GONÇALVES DIAS, COM A CANÇÃO DO EXILIO (1843), A NATAN CAMPOS, COM A ILHA NAUFRAGADA (2018): A PALAVRA NA POESIA QUE ENUNCIA A CIDADE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 4–25, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3419. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3419. Acesso em: 27 abr. 2024.