GONÇALVES DIAS E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO ESPAÇO CULTURAL: PROPOSTA DE ENSINO DA LITERATURA MARANHENSE
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3437Resumo
Esta pesquisa apresenta como tema central o incentivo ao ensino da Literatura Maranhense, resgatando a memória cultural e identitária da literatura indianista e nacionalista de Gonçalves Dias. Apresenta também a história de Caxias e Coelho Neto, resgatando as formações identitárias dessas cidades, incentivando também a leitura por meio de textos literários, fazendo com que os alunos conheçam a identidade e o espaço cultural maranhense. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, qualitativa e interpretativista, assumindo uma perspectiva em que a identidade e o espaço cultural vão sendo desenvolvidos e compreendidos por meio da história e do contexto social das cidades em que o corpus é gerado a partir de entrevistas narrativas consideradas como instrumento dinâmico, flexível e significativo. As entrevistas foram realizadas com dois historiadores que vivenciaram os acontecimentos das duas cidades. Após a realização das entrevistas, com gravação das histórias, foi feita a transcrição dos dados a partir de orientações da Análise da Conversação baseada em Marcuschi (2003) que valoriza a conversa do ser humano no momento da interação. Além disso realizou-se uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e de cunho documental em que os resultados não são expostos em termos numéricos e sim provocam a busca pelo conhecimento, essencial para compreensão das particularidades das ciências sociais e a realidade no entorno das relações interpessoais históricas e culturais.
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Copyright (c) 2023 Marta Helena Facco Piovesan, Samara da Silva Sousa, Gleyciane Jordânia Santos Sousa, Manuelly Cristina Sousa Dutra
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