GONÇALVES DIAS E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO ESPAÇO CULTURAL: PROPOSTA DE ENSINO DA LITERATURA MARANHENSE
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3437Resumo
Esta pesquisa apresenta como tema central o incentivo ao ensino da Literatura Maranhense, resgatando a memória cultural e identitária da literatura indianista e nacionalista de Gonçalves Dias. Apresenta também a história de Caxias e Coelho Neto, resgatando as formações identitárias dessas cidades, incentivando também a leitura por meio de textos literários, fazendo com que os alunos conheçam a identidade e o espaço cultural maranhense. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, qualitativa e interpretativista, assumindo uma perspectiva em que a identidade e o espaço cultural vão sendo desenvolvidos e compreendidos por meio da história e do contexto social das cidades em que o corpus é gerado a partir de entrevistas narrativas consideradas como instrumento dinâmico, flexível e significativo. As entrevistas foram realizadas com dois historiadores que vivenciaram os acontecimentos das duas cidades. Após a realização das entrevistas, com gravação das histórias, foi feita a transcrição dos dados a partir de orientações da Análise da Conversação baseada em Marcuschi (2003) que valoriza a conversa do ser humano no momento da interação. Além disso realizou-se uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e de cunho documental em que os resultados não são expostos em termos numéricos e sim provocam a busca pelo conhecimento, essencial para compreensão das particularidades das ciências sociais e a realidade no entorno das relações interpessoais históricas e culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marta Helena Facco Piovesan, Samara da Silva Sousa, Gleyciane Jordânia Santos Sousa, Manuelly Cristina Sousa Dutra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.