GONÇALVES DIAS E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO ESPAÇO CULTURAL: PROPOSTA DE ENSINO DA LITERATURA MARANHENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3437

Resumo

Esta pesquisa apresenta como tema central o incentivo ao ensino da Literatura Maranhense, resgatando a memória cultural e identitária da literatura indianista e nacionalista de Gonçalves Dias. Apresenta também a história de Caxias e Coelho Neto, resgatando as formações identitárias dessas cidades, incentivando também a leitura por meio de textos literários, fazendo com que os alunos conheçam a identidade e o espaço cultural maranhense. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, qualitativa e interpretativista, assumindo uma perspectiva em que a identidade e o espaço cultural vão sendo desenvolvidos e compreendidos por meio da história e do contexto social das cidades em que o corpus é gerado a partir de entrevistas narrativas consideradas como instrumento dinâmico, flexível e significativo. As entrevistas foram realizadas com dois historiadores que vivenciaram os acontecimentos das duas cidades. Após a realização das entrevistas, com gravação das histórias, foi feita a transcrição dos dados a partir de orientações da Análise da Conversação baseada em Marcuschi (2003) que valoriza a conversa do ser humano no momento da interação. Além disso realizou-se uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e de cunho documental em que os resultados não são expostos em termos numéricos e sim provocam a busca pelo conhecimento, essencial para compreensão das particularidades das ciências sociais e a realidade no entorno das relações interpessoais históricas e culturais.

Biografia do Autor

Marta Helena Facco Piovesan, UEMA

Possui Graduação em Letras -Português e Literatura- pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras" Imaculada Conceição" (1985)- FIC de Santa Maria no RS. Especialista em "Atualização Pedagógica" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em "Perspectiva Críticas da Literatura Contemporânea" pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( UERJ). Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS-RS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA e é docente lotada no Departamento de Letras do Campus Balsas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e Linguística.

Samara da Silva Sousa, Universidade Estadual do Maranhão UEMA Campus Coelho Neto

Acadêmica do Curso de Letras da UEMA, Campus Coelho Neto, já finalizou o Curso e defendeu TCC, aguardando colar grau. 

Gleyciane Jordânia Santos Sousa, Universidade Estadual do Maranhão UEMA Campus Coelho Neto

Acadêmica do Curso de Letras da UEMA, Campus Coelho Neto, já finalizou o Curso e defendeu TCC, aguardando colar grau.

Manuelly Cristina Sousa Dutra, Universidade Estadual do Maranhão UEMA Campus Coelho Neto

Acadêmica do Curso de Letras da UEMA, Campus Coelho Neto, já finalizou o Curso e defendeu TCC, aguardando colar grau.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

FACCO PIOVESAN, M. H.; SAMARA DA SILVA SOUSA; SANTOS SOUSA, G. J.; SOUSA DUTRA, M. C. GONÇALVES DIAS E A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO ESPAÇO CULTURAL: PROPOSTA DE ENSINO DA LITERATURA MARANHENSE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 26–45, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3437. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3437. Acesso em: 27 abr. 2024.