ARTE E CULTURA NO CONTEXTO DAS MATAS DE JATOBÁ EM MEMÓRIA AO BICENTENÁRIO DE GONÇALVES DIAS

Autores

  • Deuzimar Costa Serra UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - MA
  • Andreia Alves Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - MA
  • Raina Winny da Silva Bezerra Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - MA

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3471

Resumo

Este artigo focaliza-se “Arte e Cultura no contexto das matas de Jatobá voltado para produção de atividades artísticas, culturais e literárias alusivas e comemorativas ao Bicentenário de nascimento de Gonçalves Dias”, tendo como objetivo, promover arte e cultura sobre a vida e obra do poeta Antônio Gonçalves Dias em alusão ao seu bicentenário com estudantes e professores das escolas no Polo Crioly do Sistema Municipal de Ensino: a) Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias do povoado quilombola Laranjeiras (local que encontram-se as ruínas da casa que nasceu Gonçalves Dias e a edificação do memorial com o busto do poeta); Escola Municipal Desidério Alves dos Santos do povoado Jatobá, atualmente município de Aldeias Altas, antes território do município de Caxias; b) Escola Estadual Centro de Ensino Gonçalves Dias na zona urbana de Caxias – MA. Para executar este projeto foi utilizado a revisão literária com abordagem qualitativa, utilizando rodas de conversas para produção de narrativas dos relatos de moradores mais antigos do povoado Laranjeiras, visando a publicação de um e-book com as produções em comemoração aos 200 anos do poeta, contemplando gêneros literários diversificados dentre outros, versos, poesias, cordéis, poemas, paródias, músicas, cartas, acrósticos, quadrinhos, charges, com a participação do público alvo.

Palavras-chave: Bicentenário; Gonçalves Dias; Arte; Cultura.

 

Biografia do Autor

Deuzimar Costa Serra, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - MA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão e Mestrado em Educação pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno, IPLAC/CUBA, reconhecido pela UFC. Doutora em Educação pela UFC. Atualmente é professora Adjunto IV do Campus UEMA Codó; Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) da UEMA; Autora e Coordenadora do Projeto Intergeracional; Consultora Pedagógica da PROATIVA(Assessoria); Consultora "Ad Hoc" da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão); Membro do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Pós-doutora em Políticas educativas na abordagem da ação pública (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Portugal). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Didática, atuando principalmente na educação de jovens, adultos e idosos e formação continuada de professores; Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação-GEP-PPGE. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa-GEP-Paulo Freire: saberes e experiências em EJAI.

Andreia Alves Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - MA

Licenciada em Pedagogia, Habilidade na Educação de Jovens, Adultos e Pessoas Idosas (UEMA),Destreza na docência na educação infantil. Cursos complementares: Neuropedagogia, Alfabetização e Letramento e Tecnologia Digitais, Psicologia da Educação ( CAPES),  Dificuldades de Aprendizagem e Curso Basico em Libras. 

Raina Winny da Silva Bezerra Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - MA

Graduanda do Curso de Licenciatura em História. 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

SERRA, D. C.; ALMEIDA, A. A.; DA SILVA BEZERRA RODRIGUES, R. W. ARTE E CULTURA NO CONTEXTO DAS MATAS DE JATOBÁ EM MEMÓRIA AO BICENTENÁRIO DE GONÇALVES DIAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 106–117, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3471. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3471. Acesso em: 27 abr. 2024.