A OBRA DEVE REDIMIR A ALMA APAIXONADA DO POETA: O SOLO HISTÓRICO DE CAXIAS E A CANÇÃO DO EXÍLIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v7i3.3482

Resumo

RESUMO: A partir de uma perspectiva cruzada entre a contemporaneidade da criação/lançamento da Canção do exílio e as circunstâncias histórico-culturais (coloniais) que, à época, vivenciava a província maranhense e, igualmente, a cidade de Caxias - musa de inspiração da transposição do eu-lírico -, a proposta fixa-se em explorar a constituição das imagens poéticas que perfazem o universo da canção (poema), do escritor maranhense Gonçalves Dias. Abarcando diferentes aspectos do pensamento fenomenológico que depõe sobre a materialidade das imagens, problematizamos, a partir da imaginação da água, a relação entre o aspecto do real (lugar/história) e do imaginário (signos poéticos). O objetivo é pensar - considerando o parâmetro realidade/imaginação - como, genuinamente, o poeta transcende o fenômeno do real e faz da Canção do exílio uma referência espacial de originalidade. O diálogo teórico se constitui, sobretudo, a partir do pensamento filosófico do francês Gaston Bachelard.

Palavras-chave: Canção do exílio; Eventos históricos; Imagens líricas; Poética da água.

 

Biografia do Autor

Linda Maria de Jesus Bertolino, UnB/Uema

Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília UnB. Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras UEMA. Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Configurações da Literatura Contemporânea e Estudos Culturais. Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão FAPEMA (Bolsista - projeto concluído). Chefe do Departamento de Letras. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ. Especialista em Metodologia da Educação Superior pela Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisadora efetiva dos Grupos de Pesquisas: Literatura, Memória e Cultura (UEMA). Literatura, Linguagem e Psicanálise (UEMA), Literatura, Alteridade e Decolonialidade (UFMA), Mnemosyne - Grupo de estudo sobre memória, história e literatura (UnB), e Estética do fim-de-século (UFRJ). Atua nas linhas de Pesquisas: Literatura e sociedade; Memória e ficção; Literatura Africana; Literatura Portuguesa; Representação na Literatura Contemporânea Brasileira. Idealizadora/Elaboradora do Projeto Interinstitucional de Mestrado em Teoria Literária PUC-SP/UEMA. Idealizadora/Elaboradora do Projeto de Implantação do Laboratório de Línguas CESB/UEMA. Coordenou o Programa de Qualificação para Docentes PQD/UEMA - Santa Luzia do Paruá - MA.

Elizete Santos, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em História pela UNISSINOS. Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

JESUS BERTOLINO, L. M. de; SANTOS, E. A OBRA DEVE REDIMIR A ALMA APAIXONADA DO POETA: O SOLO HISTÓRICO DE CAXIAS E A CANÇÃO DO EXÍLIO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 129–141, 2023. DOI: 10.18817/rlj.v7i3.3482. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3482. Acesso em: 27 abr. 2024.