MARCADORES CATEGORIZADOS PELA GRAMÁTICA TRADICIONAL COMO PRONOMES DEMONSTRATIVOS: ANÁLISES DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i3.3946

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo uma análise de enunciados que contenham as marcas categorizadas pela tradição gramatical de pronomes demonstrativos. Com recorte para formação do corpus, foram selecionados 21 (vinte e um) enunciados presentes em músicas brasileiras, delimitados somente enunciados com alguma das seguintes marcas: este, esta, isto, esse, essa, isso, aquele, aquela, aquilo; não serão analisados, assim, os que contenham mesmo, mesma, próprio, própria, outro, tal e o (quando demonstrativa), à luz das ideias presentes nas Teorias da Enunciação, mais especificamente na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de Antoine Culioli (1990), nas seguintes Gramáticas:  Bechara (2020) e  Cunha & Cintra (2016). Os resultados determinantes conhecidos por pronomes demonstrativos podem se comportar de maneiras distintas, mas com algumas regularidades. As formas isso, isto e aquilo são de largo espectro, não fazem referências a pessoas (somente a coisas, sentimentos, etc., ou termos do discurso) e não vêm acompanhadas determinam termos imediatos, isto é, não funcionam como adjunto, e sim núcleo do sintagma nominal.

Biografia do Autor

Leonildes Pessoa Facundes, Universidade Estadual do Maranhão

Possui Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2021), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2008), graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (1998). Atualmente é professora efetiva/ dedicação exclusiva da Universidade Estadual do Maranhão. Chefe do Departamento de Letras campus UEMA-Timon-MA. Função de vice-Coordenadora do Projeto "Circuito Sala Verde" do campus Timon. Membro da comissão das Ações da Superitendência de Gestão Ambiental (AGA).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, com atuação nos seguintes temas: Léxico-Gramática-Enunciação, Ensino de Língua Portuguesa e pesquisas com contos Fantásticos de autores maranhenses.

Francisco Cleiton Cardoso Batista

É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará ( UFC - 2019); especialização em Metodologia do ensino de língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Darcy Ribeiro (2012); Graduação/licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Ministrou aulas no Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA). É doutorando em letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor da Faculdade Princesa do Oeste; é professor efetivo da Rede Estadual (CE); é professor da Rede Particular, ministrando aulas em escola de ensino médio e cursinhos preparatórios para Enem, vestibular e outros concursos; . Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino Língua Portuguesa (gramática, produção e interpretação de textos) e respectivas literaturas.

Downloads

Publicado

2025-02-22

Como Citar

PESSOA FACUNDES, L.; CLEITON CARDOSO BATISTA, F. MARCADORES CATEGORIZADOS PELA GRAMÁTICA TRADICIONAL COMO PRONOMES DEMONSTRATIVOS: ANÁLISES DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 50–69, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v8i3.3946. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3946. Acesso em: 12 mar. 2025.