O JOGO COM O LEITOR NA HQ DIOMEDES, DE LOURENÇO MUTARELLI

Autores

  • Elisa Dayane Feitosa Souza Universidade Federal do Piauí
  • Emanoel César Pires de Assis Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i3.3957

Resumo

Esta pesquisa analisa o jogo realizado com o leitor na história em quadrinhos Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli. A HQ Diomedes foi publicada, inicialmente, em volumes separados, de modo que o primeiro foi na data de 1997. Somente em 2012, a editora Companhia das Letras reuniu todas as histórias, transformando-as em um único exemplar. A trilogia narra os dilemas do detetive Diomedes, um anti-herói que nunca desvendou nenhum caso. Nessa produção, nota-se que Mutarelli atribui características a Diomedes, as quais remetem à degradação do ser, evidenciando mazelas como a brutalidade, o desiquilíbrio social e a solidão enfrentada pelos sujeitos pós-modernos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é discutir o jogo do Efeito Estético que a HQ Diomedes provoca no leitor e descrever a maneira com que o leitor atualiza e preenche os espaços vazios na obra. Esta é uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório bibliográfico, cujas bases teóricas foram buscadas em bibliotecas físicas e virtuais, tendo como suporte os preceitos básicos da teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996;1999), bem como as contribuições de Luiz Costa Lima (2006), Jean-Paul Sartre (2004), Borba (2003) e Assis (2016). Também é importante citar que a HQ apela para o emocional do leitor, visto que cada personagem apresentado na obra carrega algum tipo de drama social ou infortúnio da vida. Isso aproxima o leitor da narrativa de Diomedes, ao explorar sentimentos que são característicos da vida do homem pós-moderno e seus conflitos internos constantes.

Biografia do Autor

Elisa Dayane Feitosa Souza, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Literatura na Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). Especialista em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa (Faculdade Dom Alberto). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Piripiri. Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica (PIBIC) desenvolvendo a pesquisa "As representações sociais presentes no romance Um Maninca de Abdias Neves" (2018-2019). Técnica em Gestão Comercial pelo Instituto Federal do Piaui (IFPI).

Emanoel César Pires de Assis, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Letras Licenciatura em Português/ Inglês e respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Campus Caxias (2008). Mestre em Letras - Estudos Literários - pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura em Meio Digital. Atualmente, interessa-se pelo estudo de narrativas digitais, literatura brasileira contemporânea, ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem de literatura e Teoria Literária. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Literatura, Arte e Mídias - LAMID. Editor Gerente da Revista de Letras Juçara- UEMA. Bolsista de produtividade em pesquisa - UEMA 2018-2019 e 2021-2022. Professor Adjunto III na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, está como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UEMA e atua também como professor no programa de pós-graduação em Letras da UFPI.

Downloads

Publicado

2025-02-22

Como Citar

FEITOSA SOUZA, E. D.; PIRES DE ASSIS, E. C. O JOGO COM O LEITOR NA HQ DIOMEDES, DE LOURENÇO MUTARELLI. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 147–166, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v8i3.3957. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3957. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE