_UMA ANÁLISE ECOFEMINISTA DE TWELFTH NIGHT

Authors

  • Raissa Furlanetto Cardoso Università di Bologna e Université de Strasbourg

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2572

Abstract

Nos últimos quarenta anos, a crítica literária feminista apontou o fato de que Shakespeare questionou papeis de gênero e defendeu as mulheres em suas peças num contexto de misoginia e exclusão das mulheres. Mais recentemente, teóricas do ecofeminismo, como Rebecca Laroche e Jennifer Munroe, argumentaram que as peças de Shakespeare também desestabilizam as fronteiras entre humanos e não humanos, elemento essencial para se desconstruir complexas questões de gênero. Adotando uma perspectiva ecofeminista, este ensaio propõe uma analise de Viola, a protagonista de Twelfth Night de Shakespeare, buscando demonstrar de que modo a relação desta personagem com o mundo marinho expande a interpretação do cross-dressing. Primeiramente, o ensaio introduzirá a teoria ecofeminista desconstrucionista de Val Plumwood e discutirá de que modo a visão da Idade Moderna sobre o mundo natural é pertinente para uma análise ecofeminista. Em seguida, fundamentado pela obra Shakespeare’s Ocean  de Dan Brayon, examinará como a relação de Viola com o mundo marinho mina os papeis de gênero e desconstrói o próprio conceito de “humanidade”.

Palavras-chave: Shakespeare. Ecofeminismo. Ecocrítica.

Author Biography

Raissa Furlanetto Cardoso, Università di Bologna e Université de Strasbourg

Doutoranda bolsista da Universidade de Bolonha em Tradução, Interpretação e Estudos Interculturais. É mestre em Culturas Literárias Europeias pela Universidade de Estrasburgo e pela Universidade de Bolonha, tendo sido contemplada com a bolsa Erasmus Mundus Joint Master Degree, e possui graduação em Letras (habilitação Português-Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura francesa contemporânea, literatura escrita por mulheres, crítica feminista.

Downloads

Published

2021-07-30

How to Cite

CARDOSO, R. F. . _UMA ANÁLISE ECOFEMINISTA DE TWELFTH NIGHT. JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 5, n. 01, p. 373–384, 2021. DOI: 10.18817/rlj.v5i01.2572. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2572. Acesso em: 20 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos - TEMÁTICA LIVRE