THE ANCESTRAL FEMALE VOICE: BREAKING THE MEMORICIDE IN OLD DOG, BY TERESA CÁRDENAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i1.4106

Abstract

Cuban writer Teresa Cárdenas, recipient of the prestigious Casa de las Américas Prize, invites readers in Cachorro Velho (2010) to a visceral immersion into the history and memory of slavery in Cuba, exposing the deep scars left by this traumatic legacy. These scars, inherited from colonialism, are identified as crimes (BÁEZ, 2010): genocide, ethnocide, and memoricide. Drawing from collective memory and her enslaved ancestors, Cárdenas transforms writing into an act of resistance against oblivion and denial, promoting both reparation and the preservation of Black memory in the Americas. Fictionalized testimony in this context does not distort historical truth but instead amplifies silenced voices, creating a counter-discourse that challenges dominant narratives. The female characters Beira and Aroni play a crucial role in this process of reconstitution and reconstruction, offering multiple perspectives on the female condition within slavery. Their roles transcend stereotypical representations, revealing complexity through their voices, acts of resistance, and commitment to preserving ancestral memory. Through them, the author underscores the significance of orality and tradition in shaping identity and resisting erasure. Literature, thus, emerges as a powerful tool in the fight against racism and in the construction of a society that, by remembering the past, prevents its repetition. This study analyzes the work through the theoretical lenses of Figueiredo (2010, 2011), Duarte (2022), Evaristo (2015), Gagnebin (2012), and Pizarro (2009).

Author Biographies

Valéria Sales Menezes, UFGD

Doutoranda em Letras - na área de Literatura e Práticas Culturais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Também Mestra pelo mesmo Programa e Instituição (Bolsista CNPQ/CAPES/2017 a 2019), onde analisou a representação metonímica da descolonização haitiana no romance "A ilha sob o mar" (2011), da chilena Isabel Allende. Graduou-se em Letras - Habilitação Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016). Lecionou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/2014 a 2016). Atuou como professora contratada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2021-2022), onde ministrou aulas nos cursos de Pedagogia e Administração (UU Maracaju) e Letras - Habilitação Português/Espanhol (UU Dourados). Ainda, atua na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul desde 2021, lecionando a disciplina de Língua Espanhola e outras; atuou, na mesma rede, como Professora Coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI) (2022-2024). Hoje é Professora Coordenadora de Área de Linguagens e suas Tecnologias na EE Ramona da Silva Pedroso. É bolsista CAPES (Doutorado) e FUNDECT-MS (supervisão - PICTEC IV).

Paulo Bungart Neto, UFGD

Paulo Bungart Neto possui Graduação em Letras (Bacharelado - Português) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1996), Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis (UNESP, 2002), Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2007), e Pós-Doutorado em Estudos Literários (com ênfase nas memórias da literatura brasileira contemporânea) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013-2014). É Professor Titular de Literatura Comparada e Crítica Cultural da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando na Graduação do curso de Letras da instituição e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado), como professor permanente, na área de Literatura e Práticas Culturais. É membro do Grupo de Trabalho (GT) de Literatura Comparada da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Lingúística (ANPOLL). De setembro de 2020 a agosto de 2021 fez Estágio Pós-Doutoral (Visiting Research Fellowship) na University College London (UCL), com projeto relacionado às memórias dos escritores brasileiros exilados em Londres no início da década de 1970. Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, atuou como Honorary Research Fellowship, na UCL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Crítica Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária, Literatura Comparada, memorialística modernista e contemporânea brasileira, literatura brasileira contemporânea, autoficção brasileira, obras sobre a ditadura militar no Brasil e na América Latina, obras de: Augusto Meyer, Machado de Assis e Marcel Proust.

Published

2025-07-31

How to Cite

SALES MENEZES, Valéria; BUNGART NETO, Paulo. THE ANCESTRAL FEMALE VOICE: BREAKING THE MEMORICIDE IN OLD DOG, BY TERESA CÁRDENAS. JUÇARA LANGUAGE JOURNAL, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 49–60, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i1.4106. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4106. Acesso em: 5 dec. 2025.