RASTRO E MEMÓRIA EM ANGÚSTIA

Autores/as

  • Larissa Cristina Viana Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kátia Aily Franco de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

O presente artigo busca analisar a evocação das lembranças de Luís da Silva, narrador de Angústia, de Graciliano Ramos. Em se tratando de um herói que narra fatos passados, o intento deste trabalho é averiguar como sua memória se reconstrói à proporção que repassa sua história, tentando compreender quais são os rastros, as marcas do passado que permanecem no presente do protagonista. Para isso, o artigo discute acerca do processo de reconstrução da memória com Halbwachs (2003), Bosi (2007) entre outros, e sobre as ideias de rastro de Walter Benjamin arrazoadas por Ginzburg (2012), Janz (2012) e Gabnebin (2012). À luz de tais discussões, entende-se que a narração faz, principalmente, da amada e desalmada Marina e da “cara balofa” de Julião Tavares lembranças que cultivam um hoje aflito para Luís da Silva. Este evoca um passado que ressignifica o presente, uma vez que determinadas recordações (re)aparecem compondo um novo sentido que alimenta sua vingança contra o rival rico. A vida na antiga vila e as decepções causadas pela antiga noiva aspirante ao luxo constituem lembranças num processo de rememoração que explicam fracasso, vingança e angústia, evidenciando ao leitor os rastros que fazem do protagonista um herói decepcionado, angustiado.

 

Biografía del autor/a

Larissa Cristina Viana Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; mestre em Letras pelo Porgrama de Pós-Graduação em Letras - PPgL - da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Kátia Aily Franco de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2017-07-11

Cómo citar

VIANA LOPES, L. C.; FRANCO DE CAMARGO, K. A. RASTRO E MEMÓRIA EM ANGÚSTIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 64–81, 2017. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1307. Acesso em: 22 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos - TEMÁTICA LIVRE