RÁDIO UEPA: O PROJETO DE CRIAÇÃO DE RÁDIO EM SALA DE AULA PARA TURMAS DE EFL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1437

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência do projeto Rádio UEPA, aplicado em uma turma de graduação em Licenciatura em Letras Língua Inglesa da Universidade do Estado do Pará (UEPA), orientado pela professora da disciplina de Recursos Tecnológicos para o Ensino de Inglês. O projeto foi parte de avaliação da turma e teve por intuito relacionar os aspectos da escrita colaborativa com aspectos da fala para o ensino de Inglês como Língua Estrangeira. Desta forma, aperfeiçoando o desempenho de futuros professores de Inglês para a sala de aula, e trabalhando diferentes tecnologias, as quais podem futuramente servir como ferramentas de trabalho.

Biografia do Autor

Wellington Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando em Letras - Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Para.

Erika Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Análise da Interação (UFPA). Tem interesse nas áreas de Linguística Aplicada, Recursos Tecnológicos no ensino de língua estrangeira, Estudos Pragmáticos e Formação de Professores. Atualmente atua no Curso de Letras - Língua Inglesa da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

GARCIA, R. Como fazer um programa de rádio. In: GARCIA, R. Webrádio: Técnicas de produção, montagem e edição. Apostila, 2006. Disponível em: <http://audiocidades.utopia.com.br/manuais/manuais_programa_radio.html>. Acesso em: 20 out. 2015.

GOH, C. M. C; BURNS, A. Speech features, grammar and pronunciation. In: ______ Teaching speaking: a holistic approach. Cambridge, 2012.

HYLAND, K. Second language writing. Cambridge, 2003.

LEANDRO, D.C.; WEISSHEIMER, J.; COOPER, J.S. Escrita colaborativa em inglês como língua adicional: produção online e presencial em contexto universitário. Revista hipertextus, v.10, Julho. 2013. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume10/04-Hipertextus-Vol10-Diego-Cesar-Lendro_Janaina-Weissheimer&Jennifer-Sarah-Cooper.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2015.

MERCADO, L. P. L. Formação docente e novas tecnologias. In: _______ (Org.) Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. EDUFAL, Maceió, 2002.

SILVA, E. S. C.; SOUZA, A. L. A. Criação de programas de rádio em aulas de EFL. Contexturas, São Paulo, nº 24, p. 171-190, 2015.

VIANA, M. A. P. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, L. P. L. (Org.) Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.

WEISSHEIMER, J; BERGSLEITHNER, J; LEANDRO, D. C. Escrita colaborativa com Google docs na aprendizagem de inglês como língua adicional. In: BECK, M. S.; SILVEIRA, R.; FUNCK, S. B.; XAVIER, R. P. (Organizadoras). Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. ISBN: 978-85-98703-12-1.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, W.; SILVA, E. RÁDIO UEPA: O PROJETO DE CRIAÇÃO DE RÁDIO EM SALA DE AULA PARA TURMAS DE EFL. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 24–33, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1437. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1437. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE