O OBJETO MEDIADOR NA LITERATURA FANTÁSTICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1584Resumen
Este trabalho tem como objetivo estudar a aparição e o efeito do objeto mediador na narrativa fantástica, assim como categorizar três possíveis formas de utilização desta ferramenta na obra literária. A partir da proposta de Ceserani sobre o objeto mediador, onde o crítico o classifica como o atesto de uma verdade inequívoca porque inexplicável e inacreditável dentro da narrativa, o artigo procura evidenciar estas aparições nas obras como um mecanismo de conexão entre a realidade e a ficção. As três maneiras como elencamos a forma de aparição deste mecanismo (o objeto físico inanimado, a entidade sobrenatural física e a invocação\evocação de um ser sobrenatural invisível) são estudadas a partir de exemplos, pontuando suas presenças e suas influências na trama narrativa. Com isso, propõe-se estudar um mecanismo narrativo que evidencia a presença do sobrenatural e coloca a narrativa fantástica para além da hesitação. A aparição do objeto mediador estará geralmente conectada com a presença inquestionável do sobrenatural, por isso torna-se tão poderosa como ferramenta e tão importante na sua atividade de mediação entre o real e o fantástico.Citas
CESERANI, Remo. O Fantástico. Trad. Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba, Ed.UFPR, 2006.
LOVECRAFT, H. P. Os melhores contos de H. P. Lovecraft. Trad. Guilherme da Silva Braga. São Paulo. Hadra. 2013.
POE, E.A. Histórias Extraordinárias. Trad. José Paulo Paes. São Paulo. Companhia das Letras, 2008.
ROAS, David. A Ameaça do Fantástico: Aproximações Teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo. Editora Unesp, 2014.
TCHEKHOV, A. P. O Sapateiro e a Força Maligna. In: COSTA, F. M. Os Melhores Contos Fantásticos, Trad.Adriana Lisboa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a Revista de Letras Juçara implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista de Letras Juçara como o meio da publicação original.