INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA: DIÁLOGOS ENTRE MACHADO DE ASSIS E WILLIAM SHAKESPEARE
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v5i01.2577Resumen
Este artigo visa analisar as ocorrências da intertextualidade nas obras que remetem o leitor às peças shakespearianas. Isto porque obras como “Dom Casmurro” (1899) e o conto “A Cartomante” (1884) levam o leitor machadiano a contemplar “Otelo” e “Hamlet”, do autor inglês. Entende-se a intertextualidade como as alusões e citações de textos já escritos em outras épocas, mas que foram utilizados como recurso para a formulação de novos textos, podendo assim ser chamados de intertextos. É também um fator intra-linguístico que pode ser explícito ou implícito, dependendo da escrita e intencionalidade do autor do novo texto, no caso da escrita machadiana, as intertextualidades são evidenciadas logo na primeira leitura. Outro traço é que esse fator de textualidade nas obras do bruxo do Cosme Velho se dá pela semelhança, na qual fica perceptível que ele concorda e, é leitor contumaz do texto shakespeariano e dele se apropria para desenvolver melhor a sua escrita. A escrita machadiana tem como um dos aspectos centrais a intertextualidade, sendo que esta se configura na retomada do tema do envenenamento em “Dom Casmurro”, na qual Bentinho pensa em envenenar-se e depois em envenenar o filho Ezequiel e para iniciar essa ação o narrador lembra-se da morte de Desdêmona, em “Otelo”. No conto “A Cartomante”, o narrador-observador inicia a narração citando “Hamlet”, o que alude ao adultério enquanto temática abordada no conto. Para isso, fez-se necessária a leitura das obras de Machado de Assis e dos dramas de Shakespeare, além de leituras sobre a intertextualidade em Koch e Travaglia (1995), Fávero (1991) e Fiorin e Savioli (2007). Portanto, a intertextualidade enquanto fator de textualidade é expressa nas obras de Machado de Assis na retomada das temáticas já apresentadas nas obras de William Shakespeare.
Palavras-Chave: Intertextualidade. Tema. Machado de Assis. William Shakespeare.
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