INVENTAR E FINGIR O PASSADO: O EQUÍVOCO DE MEMÓRIA EM INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i1.2820

Resumen

O presente texto analisa a obra Infância, de Graciliano Ramos, tendo como objetivo demonstrar o modo como a construção da memória nessa narrativa pode ser lida por meio do conceito de equívoco de memória, que tem como premissa a ideia de equivocidade controlada do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro (2018; 2005). No estudo, é possível identificar momentos em que o trabalho de tradução do passado é trazido à superfície do texto por meio da utilização de uma linguagem incerta e escorregadia do narrador ao contar episódios de sua infância mais distante. Ao longo do livro essa linguagem vai se tornando mais assertiva, buscando escamotear o equívoco de memória, operação que não nega a presença de tal equívoco, que se constitui como condição inerente à própria materialidade do texto. A análise conclui que a construção narrativa da memória na obra revela um espaço de exacerbação da alteridade quando lida por meio do ponto de vista do equívoco de memória.

Biografía del autor/a

Leandro De Bona Dias, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Formação acadêmica: Graduação em Letras (Universidade
do Extremo Sul Catarinense – UNESC). Mestre em
Educação (UNESC). Doutorando em Ciências da
Linguagem (Universidade do Sul de Santa Catarina –
UNISUL).

Mário Abel Bressan Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda. Mestre em Ciências da Linguagem (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL). Doutor em Comunicação Social (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS).

Publicado

2022-07-28

Cómo citar

DE BONA DIAS, L.; BRESSAN JÚNIOR, M. A. INVENTAR E FINGIR O PASSADO: O EQUÍVOCO DE MEMÓRIA EM INFÂNCIA, DE GRACILIANO RAMOS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 315–333, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i1.2820. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2820. Acesso em: 15 abr. 2025.