RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA, SUJEITO E DICIONÁRIO A PARTIR DO USO DAS UNIDADES LÉXICAS RECICLAGEM E RECICLAR
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3323Resumen
Compreender e interpretar os sentidos que uma palavra pode produzir em determinadas conjunturas revela-nos o que vai além de uma simples palavra, mostra-nos nuances de sua história e de suas transformações. É sobre este olhar diante de dois verbetes, à primeira vista, simples: reciclagem e reciclar, que nosso gesto de interpretação se inicia, levando em consideração como problemática o momento em que o verbete reciclagem é utilizado para definir a capacitação de professores. A presente pesquisa teve como objetivo analisar como são apresentados os verbetes reciclagem e reciclar em dicionários de Língua Portuguesa publicados no Brasil no século XX; refletir acerca do funcionamento discursivo dos verbetes a partir da análise de diferentes dicionários monolíngues, observando a produção de efeitos de sentido nas relações entre língua, sujeitos e dicionários; compreender os diferentes sentidos que os verbetes carregam em diferentes condições de produção, e comparar as definições aos usos em recortes de textos de circulação social. Para desenvolver nosso gesto de interpretação, utilizamos como aparato teórico a Análise do Discurso (AD), tal como foi concebida por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi, dentre outros, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). Arriscamo-nos a inferir que, na formação discursiva (FD) em que se encontra a unidade léxica reciclagem, a mesma é atribuída a materiais, e não a sujeitos. Como a palavra reciclagem faz referência a materiais, outros sentidos são silenciados, fazendo com que reciclagem de sujeitos seja silenciada, o que ressoa, no imaginário de cada sujeito, estranhamento quando se ouve a expressão “reciclagem de professores/funcionários”, sendo considerada não pertinente.
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