LEITURAS INTERSEMIÓTICAS: abordagens sociocríticas do literário e cinematográfico no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3374Resumen
Este artigo apresenta uma análise crítica de prática de sala de aula com literatura e cinema. Para tanto, fez-se um recorte da disciplina Adaptação cinematográfica: palavras e imagens para a formação crítico-social, curso de 40 horas ministrado para alunos do Ensino Médio, no semestre letivo de 2019.2, em um Centro Educa Mais, de Imperatriz, Maranhão. Os estudos com a turma formada por alunos/as de todas as séries do Ensino Médio tiveram como base textos literários e fílmicos com trânsito pelo ambiente crítico-social. Desse modo, os estudos foram pautados nas relações intersemióticas entre textos adaptados, na análise da composição do literário e da linguagem do cinema, mas também na construção do discurso no enredo das ficções. Para o tema dos direitos da mulher, perscrutando lutas, conquistas e validação de práticas sociais, bem como a constante ameaça de retirada de direitos: estudamos capítulos do romance O conto da Aia, de Margaret Atwood, lançado em 1985 e fizemos análise comparada com episódios da série de mesmo nome, dirigida por Reed Morano e escrita por Bruce Miller, lançada em 2017. A base teórica desse estudo vai de Robert Stam (2009) a Linda Hutcheon (2013), para tratar de adaptação cinematográfica, a Paulo Freire (2011), Antonio Candido (2000) e Regina Zilbermam (1988), para trabalhar a necessidade de leitura crítica do mundo e da arte.
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Derechos de autor 2023 Deivanira Vasconcelos Soares
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