LA TEMPESTAD ANIMADA: ANÁLISIS DE LA OBRA DE WILLIAM SHAKESPEARE ADAPTADA PARA EL CINE DE ANIMACIÓN STOP MOTION
DOI:
https://doi.org/10.18817/rlj.v7i2.3438Resumen
O objetivo deste artigo é analisar as personagens e a narrativa da adaptação para o cinema de animação de A Tempestade, de William Shakespeare (1610), realizada por Stanislav Sokolov (1992). A adaptação cinematográfica trata-se do segundo episódio da série Shakespeare: the animated tales, uma animação produzida com o uso da técnica de animação stop motion com bonecos. No desenvolvimento deste artigo foram utilizados, para o estudo teórico da adaptação cinematográfica e animações stop motion, os textos de André Bazin (1991), Robert Stam (2006), Linda Hutcheon (2013), Marina Estela Graça (2006), John Halas & Roger Manvell (1999) e Barry Purves (2010). O resultado das análises aponta que Stanislav Sokolov complementa os sentidos e transpõe novas possibilidades interpretativas para a obra adaptada através de uma imagem polissêmica, criada a partir de uma elaboração artística similar à obra literária, mas que acrescenta novas possibilidades interpretativas que, no entanto, se limitam a manter a representação estereotipada de Caliban e reforçar a figura de Prospero como um homem poderoso.
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Derechos de autor 2023 Francisca Maria de Figuerêdo Lima, Michel Augusto Carvalho da Silva
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