RECONTANDO A HISTÓRIA NAS LINHAS DO CORDEL: UMA ANÁLISE DE O IMPOSTO DO VINTÉM, DE JOÃO SANT’ANNA DE MARIA, O SANTANINHA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i1.4094

Resumen

Este estudo apresenta, sob a perspectiva do diálogo entre História e Literatura, uma análise do cordel O imposto do vintém (1880), de João Sant’Anna de Maria, o “Santaninha”, considerado o primeiro poeta-repórter do Brasil. O folheto em questão é inspirado na Revolta do Imposto do Vintém, que aconteceu em 1880, no Rio de Janeiro. Essa revolta foi decorrente de um imposto de vinte réis (um vintém) cobrado sobre o valor das passagens dos bondes e durou de 28 de dezembro de 1879 até 4 de janeiro de 1880. A consequência desse protesto foi dezenas de mortos e feridos pelas ruas da capital do Império. Santaninha versifica o episódio alguns meses depois do levante chegar ao seu final. O arcabouço teórico da análise se constitui de obras referenciais sobre os temas aqui discutidos, com destaque para os estudos de Certeau (1982), Luyten (1992), Viana; Lima (2017) e White (1994). Tendo como suporte essas e outras obras, a análise mostra que, no decorrer do enredo, que está organizado em sextilhas (estrofes com seis versos), evidenciam-se as marcas que caracterizam a poesia-reportagem: a preocupação em registrar os dados referencias do fato descrito (data, espaço, etc.), a contextualização histórica e os desdobramentos do evento narrado, a menção às figuras centrais do movimento. A partir da análise dessa obra, o trabalho apresenta uma reflexão sobre os diálogos entre Literatura e História, com foco no cotejo entre os dados históricos da Revolta do Vintém e sua representação estética por Santaninha.

Palavras-chave: Literatura de cordel; Imposto do Vintém; Santaninha; Poesia-reportagem; História x Literatura.

Biografía del autor/a

Mikeias Cardoso dos Santos, UFMA

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Vida Social da UNESP de Assis, com pesquisa na área de Literatura Comparada e Estudos Culturais, financiada pela CAPES. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal PPGLB, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, campus Bacabal na Área de Concentração Linguagem, Cultura e Discurso com ênfase na Linha de Pesquisa 2 Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber. Graduado em Letras Português/Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão, no Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC- UEMA) (2019.1). Atuou como bolsista voluntário nas disciplinas de graduação: Leitura e Produção Textual (2017.2); Morfossintaxe da Língua Latina (2018.1); Sociolinguística (2018.2) e Teoria Literária (2019.1). Trabalhou no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) como Projeto de Extensão A literatura de cordel na escola: ler, ouvir e escrever (2017 a 2019) no decorrer do projeto recebeu o Prêmio Jovem Extensionista de Melhor Trabalho (2017) e o Prêmio de Mérito Extensionista (2019) ambos na Jornada de Extensão Universitária (JOEX). Publicação de artigo denominado O cordel: o jornal do sertão nordestino, v. 2, n.2 (2018) pela Revista de Letras Juçara. Publicou capítulos nos livros História e cultura afrodescendente (2018) e Literatura afro-brasileira e africana (2018) no formato e-book. Têm publicação de artigos em Anais e Resumos simples nos eventos de abrangência: nacional, internacional e mundial. Ministra oficinas e minicursos sobre a literatura de cordel em eventos de Letras e áreas afins. Apresenta comunicações orais sobre a poesia de cordel em eventos locais, estaduais, nacionais, internacionais e mundial. Integrante dos Grupo de Pesquisas Cultura Popular e Tradição Oral: Vertentes da UNESP Assis e do Núcleo de Pesquisa em Literatura Maranhense NUPLIM/ CNPq-UEMA. Atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura de Cordel, Jornalismo Popular, Cultura, Memória e Sala de Aula. E-mail: mikeias.cardoso@unesp.br.

Francisco Claudio Alves Marques, FCL/Unesp-Assis

Graduação em LETRAS (PORTUGUÊS/ITALIANO) pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2010). Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2015). Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura Popular e Tradição Oral: Vertentes, que busca investigar elementos da cultura popular europeia e africana em diferentes manifestações populares brasileiras: na literatura oral/popular, na Literatura de Cordel, nos modos de dizer, na religiosidade popular, nas festas tradicionais, no teatro, na música etc. Atualmente é professor Livre-docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua e Literatura Italiana, Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada.

Publicado

2025-07-31

Cómo citar

CARDOSO DOS SANTOS, Mikeias; ALVES MARQUES, Francisco Claudio. RECONTANDO A HISTÓRIA NAS LINHAS DO CORDEL: UMA ANÁLISE DE O IMPOSTO DO VINTÉM, DE JOÃO SANT’ANNA DE MARIA, O SANTANINHA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 130–150, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i1.4094. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4094. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos - TEMÁTICA LIVRE