A PERSPECTIVA DO FIM: NARRATOLOGIA E IMPLICAÇÕES ÉTICAS EM INFERNO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i2.4273

Resumen

Este artigo analisa, em uma perspectiva comparativa, o livro de Dan Brown Inferno e sua adaptação cinematográfica, dirigida por Ron Howard. Na análise de Inferno explora-se a narratologia entre o livro e o filme e as suas implicações. A partir da abordagem comparativa identifica-se elementos modificados, suprimidos ou adicionados na obra fílmica, assim como as inferências éticas e morais da narrativa que são exploradas através da perspectiva de biopolítica, a fim de entender como esses conceitos e mudanças afetam na diegese e implicam no contexto cultural e social na atualidade a fim de produzir um pensamento crítico sobre as questões tratadas nas obras. Utiliza-se teóricos como Gérard Genette (1995); Foucault (1999); Jonas Hans (2006) e Robert Stan (2006), que contribuem para a criação desta pesquisa. Este estudo contribuiu para se compreender processos de adaptação literária e cinematográfica na obra Inferno.

Palavras chaves: Literatura; comparatismo; narratologia fílmica; biopolítica.

Biografía del autor/a

Arielly Rangel Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Especialista em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Mestranda pelo PPGLetras na Universidade Federal do Tocantins, na área de Literatura: Teoria, Crítica e Comparatismo.

Antonio Egno do Carmo Gomes, Universidade Federal do Tocantins

Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins. Fez Estágio Pós-Doutoral no Curso de Letras do Mackenzie-SP (2022/2023). É Doutor (2014), Mestre (2007) e graduado em Letras e Linguística (2004) pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Graduação e Pós-graduação do Curso de Letras da UFT em Porto Nacional. É escritor, autor dos romances "A Beleza Exterior da Flor" e "Temor Infundado do Cravo" e Organizador da coletânea de ensaios "Litera Tudo". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Autor(ia), Personagem, Romance, Narratologia, Diálogos entre Literatura e Teologia, Dostoiévski.

Publicado

2025-12-30

Cómo citar

ARIELLY RANGEL RODRIGUES; EGNO DO CARMO GOMES, Antonio. A PERSPECTIVA DO FIM: NARRATOLOGIA E IMPLICAÇÕES ÉTICAS EM INFERNO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 143–164, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i2.4273. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4273. Acesso em: 7 ene. 2026.

Número

Sección

Artigos - TEMÁTICA LIVRE