A RAISIN IN THE SUN: ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i2.4392

Resumen

Este trabalho analisa e discute a peça A Raisin in the Sun, escrita por Lorraine Hansberry em 1958. Os objetivos principais deste estudo, o qual foi inicialmente apresentado na V SELLI – V Seminário de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa na UFC em novembro de 2024, são a identificação, discussão e análise das mais relevantes instâncias, das principais ocorrências e representações na referida peça que evidenciam o racismo estrutural nos Estados Unidos dos anos 1950 e 1960. Em particular, serão estudados eventuais aspectos e impactos socioeconômicos relacionados à estrutura do sistema de habitação e a evidente segregação das comunidades afro-americanas compelidas a residências em áreas, regiões e guetos com custos e preços de aluguel mais altos, porém com infraestrutura mais precária e limitada de serviços e oportunidades econômicas. Adicionalmente, este trabalho buscará brevemente traçar correlações desse cenário com a situação habitacional e sócio-histórica no Rio de Janeiro-RJ e Fortaleza-CE em relação à população negra (cf. IBGE pardos e negros), as condições de habitação e os consequentes impactos e efeitos nocivos do racismo estrutural no Brasil nessas comunidades afro-brasileiras.

Biografía del autor/a

Hayra Celeste Barreto Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPG-POET/UFC), com bolsa CAPES, na área temática de tradução de poesia. Foi Professora Substituta do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceará (UFC) de outubro de 2023 a dezembro de 2024. Licenciou-se suma cum laude em Letras Português/Inglês e Literaturas em 2022, também pela UFC. Foi bolsista de residência docente do Núcleo de Línguas - Inglês (Nucli), do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), durante 2022. De 2020 a 2021, atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com apoio do CNPq, na área de Literatura Comparada. Em 2019 foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID), atuando como monitora da disciplina "Teoria da Literatura II", sendo também um das organizadoras do Grupo de Estudos Literários (GELIT) da UFC. Possui experiência na área dos Estudos da Tradução, com ênfase em Tradução de Poesia; em Literatura, com ênfase em Literatura Comparada; e em Língua Inglesa, com ênfase no ensino de EAP (English for Academic Purposes) e ESL (English as a Second Language).

Paulo Roberto Nogueira de Andrade, UFC

Possui Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com Dissertação com concentração em Português L2 (2000), e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com concentração na área de Linguagem e Trabalho (Segurança do Trabalho).

Publicado

2025-12-30

Cómo citar

BARRETO ROCHA, Hayra Celeste; PAULO ROBERTO NOGUEIRA DE ANDRADE. A RAISIN IN THE SUN: ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 57–72, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i2.4392. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4392. Acesso em: 7 ene. 2026.