A CONSTRUÇÃO DA REDE IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE MATERIAIS ORAIS: COMPARTILHANDO VISÕES E OBJETIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v6i3.2989

Resumo

A Rede Iberoamericana de Estudos sobre Materiais Orais (RIEMO) é um conglomerado acadêmico formado por pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes áreas, que têm em comum o trabalho com os materiais orais em alguma de suas etapas: documentação, processamento, armazenamento, análise e difusão. Seu surgimento está intimamente vinculado ao Laboratorio Nacional de Materiales Orales (LANMO). Neste trabalho serão abordados os antecedentes da Rede e sua construção, visão e objetivos. Apresentaremos, também, uma breve revisão dos grupos que fazem parte dela, uma avaliação dos avanços em dois anos de criação e finalizaremos com breves considerações sobre ações futuras.

Biografia do Autor

Berenice Araceli Granados Vázquez, Universidad Nacional Autónoma de México

Berenice Granados es licenciada en Derecho, licenciada en Letras hispánicas, maestra en Letras mexicanas y doctora en Letras por la UNAM. Es profesora de tiempo completo en la Escuela Nacional de Estudios Superiores, Unidad Morelia, UNAM. Tiene el nivel II en el Sistema Nacional de Investigadores. En 2015 fundó junto con el doctor Santiago Cortés el primer laboratorio nacional aprobado por el CONACYT en el área de las humanidades: el Laboratorio Nacional de Materiales Orales, que coordina junto con él. Es directora de la publicación electrónica Diálogos de Campo y presidenta de la Red Iberoamericana de Estudios sobre Materiales Orales con presencia en España, Brasil, Argentina, Colombia y México. En 2018 obtuvo el Reconocimiento Sor Juana Inés de la Cruz y en 2019 el premio Reconocimiento Distinción Universidad Nacional para Jóvenes Académicos en el área de Investigación en Humanidades.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

GRANADOS VÁZQUEZ, B. A. A CONSTRUÇÃO DA REDE IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE MATERIAIS ORAIS: COMPARTILHANDO VISÕES E OBJETIVOS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 5–36, 2022. DOI: 10.18817/rlj.v6i3.2989. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/2989. Acesso em: 29 mar. 2024.