O PESO DA MEDIDA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DISCURSO MÉDICO A PARTIR DE DOCUMENTOS SOBRE A OBESIDADE

Autores

  • Ana Paula Picagevicz Rodrigues UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v8i2.3508

Resumo

O corpo considerado gordo ou mesmo que aparente possuir um pouco de gordura, há muito não é visto com bons olhos. No percurso histórico do corpo, observamos que o corpo transita entre formas ditas como ideais para atender a determinados padrões de saúde, beleza, prestígio social. Em vista disso, os sujeitos buscam moldar seus corpos a fim de atenderem aos ditames sociais de cada época e, a partir disso, os sentidos para o corpo magro e gordo vão se instituindo e estagnando. Nessa trama, o corpo gordo é, entre tantas outras adjetivações, classificado como doente. Com base nisso, esta pesquisa busca, tendo como aporte teórico e metodológico, a Análise do Discurso francesa, analisar, a partir de documentos que têm como temática a obesidade, como o discurso médico presente nesses documentos estabelece e formula o discurso sobre a saúde e a doença no tange ao corpo. Para tanto, consideramos necessário compreender como se dá o funcionamento desse discurso médico. A partir das análises, definimos, portanto, o IMC, instrumento tido mundialmente como meio diagnóstico da obesidade, como um acontecimento discursivo, tendo em vista que ressignifica os sentidos de saúde e doença para o corpo, tornando, dessa forma, a saúde e a doença categorizadas numericamente. Consideramos que isso ocorre porque o discurso médico é institucionalizado, uma vez que ele compõe práticas institucionalizados no AIE de Saúde, por isso tem assegurado o seu lugar de poder dizer do/sobre o corpo, saúde e doença. Nessa perspectiva, trata-se de um discurso cujo funcionamento predominante é autoritário que, pela forma como aborda a temática da obesidade, focando na perda de peso como sendo a única maneira de ter saúde ou de recuperá-la, acaba reforçando a inadequação do corpo gordo, (re)produzindo um efeito de sentido em que ser gordo é ser doente.

Biografia do Autor

Ana Paula Picagevicz Rodrigues, UNIOESTE

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Linha de Pesquisa: Estudos Discursivos: memória, sujeito e sentido. Mestra em Letras pelo programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Linha de Pesquisa: Estudos da Linguagem: Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade - Análise do Discurso de orientação francesa (2018). Possui graduação em Pedagogia pela UNITER (2019). Graduação em Letras - Português e Inglês e respectivas Literaturas pela Faculdade Assis Gurgacz (2014) e especialização em Língua Portuguesa: Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pela Faculdade Assis Gurgacz (2015).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

PICAGEVICZ RODRIGUES, A. P. O PESO DA MEDIDA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DISCURSO MÉDICO A PARTIR DE DOCUMENTOS SOBRE A OBESIDADE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 58–78, 2024. DOI: 10.18817/rlj.v8i2.3508. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3508. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE