UM LAMENTO NO SILÊNCIO: IDENTIDADE E MEMÓRIA LA COMPLAINTE DE LA NÉGRESSE AMBROISINE D’CHIMBO, DE FRANÇOISE LOE-MIE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i1.4104

Resumo

Este artigo analisa o romance La complainte de la négresse Ambroisine D’Chimbo (2013), de Françoise Loe-Mie, destacando como a obra reconfigura a narrativa histórica da escravidão na Guiana Francesa a partir de uma perspectiva negra e feminina. Por meio da trajetória de Ambroisine, mulher negra escravizada que atravessa experiências de fuga, resistência e espiritualidade, o romance desconstrói a narrativa historiográfica hegemônica e propõe uma poética ancorada na memória coletiva e na força ancestral. A narrativa reconfigura o silêncio imposto pela colonialidade como expressão de resistência e afirmação identitária, inscrevendo a subjetividade negra no centro da construção histórica. A obra, assim, reafirma o papel da literatura como espaço de reconstrução da história e de afirmação das subjetividades negras.

Biografia do Autor

Maikele de Farias Azevedo, UFRGS

É professora de Língua Francesa no Núcleo de Ensino de Línguas Estrangeiras (NELE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação em ações de extensão voltadas ao debate sobre a/s Francofonia/s. Organizou o livro Literaturas Migrantes em 2023. Atualmente, é mestranda em Letras na linha de pesquisa Pós-colonialismo e identidades pela UFRGS. Possui Master 2 Didactique et Management du Français Langue Étrangère et/ou Seconde (FLE/FLS) en Milieu Plurilingue pela Université des Antilles. Licenciada em Letras - Português e Francês pela UFRGS, também participou do curso Lettres Modernes - Parcours Métiers de lEnseignement pela Université de la Guyane. Desenvolveu pesquisa como bolsista de Iniciação Científica nos projetos "Literatura de Língua Francesa em Contexto Pós-Colonial" e "Oliveira Silveira para o Mundo" (BICAF). Além disso, atuou como Assistente de Língua Portuguesa na Guiana Francesa, por meio do programa Assistants de Langues Vivantes Étrangères (France Éducation International), no ano letivo de 2021-2022. Possui experiência no ensino de Língua Portuguesa e Português para Estrangeiros (PLE), Redação e Francês Língua Estrangeira (FLE).

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

DE FARIAS AZEVEDO, Maikele. UM LAMENTO NO SILÊNCIO: IDENTIDADE E MEMÓRIA LA COMPLAINTE DE LA NÉGRESSE AMBROISINE D’CHIMBO, DE FRANÇOISE LOE-MIE. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 34–48, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i1.4104. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4104. Acesso em: 5 dez. 2025.