A RELAÇÃO FIDUCIÁRIA CONSTITUÍDA NO CONFLITO CENTRAL DO ROMANCE OITOCENTISTA PERSUASÃO, DA AUTORA INGLESA JANE AUSTEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v9i2.4396

Resumo

O último romance escrito por Jane Austen (1775 – 1817) é marcado pelo o conflito que precede a essência de seu título, isto é, a persuasão da personagem secundária, Lady Russell, sobre o caso de amor envolvendo a protagonista da história, Anne Elliot, com o aspirante a marinheiro, Frederick Wentworth, sendo ambos de classes sociais diferentes. Essa questão social é o principal argumento gerado por Lady Russell para convencer sua afilhada a não se envolver matrimonialmente com o rapaz e os efeitos disso são traumáticos na vida dos dois. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é analisar capítulos selecionados do livro Persuasão (1818) onde a relação persuasiva se estabelece. Portanto, para analisar os motivos e as consequências da persuasão na relação entre esses três personagens principais, a semiótica das paixões desenvolvida no Cruzeiro Semiótico de Diana Barros (1990) em conjunto com a Semiótica do Discurso de Jacques Fontanille (2011), contribuirá para a investigação desse fenômeno conhecido nos estudos semióticos como fidúcia. Além disso, o modelo actancial proposto por Algirdas Julien Greimas será determinante para mostrar os papeis e as funções actanciais de cada personagem nessa relação fiduciária.

Biografia do Autor

Alessandra Maria da Silva Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Alessandra Oliveira é graduada em licenciatura em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e é pós-graduanda em Letras, na área de Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O foco de sua pesquisa está inserido na Literatura Inglesa no período moderno, especializando-se na obra da escritora Jane Austen (1775 - 1817) e nas adaptações de seus romances para as telas de Hollywood e streaming. Possui experiência no ensino de língua estrangeira para crianças, jovens, adultos e pessoas surdas.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

ALESSANDRA MARIA DA SILVA OLIVEIRA. A RELAÇÃO FIDUCIÁRIA CONSTITUÍDA NO CONFLITO CENTRAL DO ROMANCE OITOCENTISTA PERSUASÃO, DA AUTORA INGLESA JANE AUSTEN. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 18–26, 2025. DOI: 10.18817/rlj.v9i2.4396. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/4396. Acesso em: 7 jan. 2026.