Sobre a Revista

A LINGUAJARA- Revista de Estudos Linguísticos e Literários da Região dos Guajajara, lançada no primeiro semestre de 2025, consiste em um projeto dos professores do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o intuito de divulgação científica das principais pesquisas desenvolvidas no Campus de Barra do Corda e região.
O nome “LINGUAJARA” foi escolhido para a revista em reconhecimento a herança cultural e linguística da região onde está localizada a UEMA campus Barra do Corda. O município de Barra do Corda- MA é cercado pela presença dos indígenas Guajajaras, cuja língua Tenetehara-Guajajara, pertencente à família linguística Tupi-Guarani- tronco tupi, é co-oficial na cidade, conforme dispõe a lei municipal nº 900, de 07 de julho de 2021. Logo, essa escolha reflete não apenas um tributo a esse importante grupo étnico, mas também em detrimento da valorização da diversidade linguística que permeia todo o estado do Maranhão.
A LÍNGUAJARA se propõe, assim, a ser um espaço inclusivo que celebra a pluralidade de vozes, o que contribuirá para a preservação e valorização das línguas e culturas presentes na região
Ressalte-se que será lançado como um periódico semestral. Todas as publicações contaram com Identificador de Objeto Digital (DOI). O Periódico LÍNGUAJARA será editado e publicado exclusivamente on-line.

FOCO E ESCOPO DA REVISTA

Este periódico se propõe a publicação de resultados de pesquisas atuais e inovadoras nas áreas de Análise, Teoria e Descrição Linguística, Estudos Literários e Ensino de línguas. As edições aceitarão artigos de pesquisa e/ou revisão. Além da seção de artigos, a revista LINGUAJARA apresentará em seu conteúdo seções específicas ligadas a dossiês temáticos, bem como a publicações de resenhas e textos literários (contos e poemas).

MISSÃO

Promover a disseminação de conhecimentos científicos e culturais por meio da publicação de pesquisas originais, revisões críticas e produções literárias nas áreas de Análise, Teoria e Descrição Linguística, Estudos Literários e Ensino de Línguas. Comprometida com a inovação, o rigor acadêmico e a pluralidade de perspectivas, a revista busca ser um espaço inclusivo que celebra a pluralidade de vozes, o que contribuirá para a preservação e valorização das línguas e culturas presentes na região.

OBJETIVOS

Publicar artigos de caráter inédito com resultados de pesquisas atuais e inovadoras nas áreas de Análise, Teoria e Descrição Linguística, Estudos Literários e Ensino de línguas, bem como publicar resenhas e textos literários (contos e poemas).

PÚBLICO-ALVO

Poderão submeter trabalhos, para qualquer uma das seções, professores doutores e mestres ligados a uma instituição de nível superior; doutorandos e mestrandos vinculados a um Programa de Pós-Graduação. Alunos de graduação somente poderão encaminhar trabalhos em coautoria com seus orientadores, que deverão possuir, pelo menos, título de mestre.

POLÍTICAS DE SUBMISSÃO E TIPOS DE DOCUMENTOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA

A LINGUAJARA aceitará artigos de pesquisa e revisão. Com o intuito de assegurar uma política editorial pautada por padrões éticos de publicação, que promovam a detecção de plágio, práticas inadequadas, fraudes, potenciais infrações éticas e ações corretivas, recomendaremos enfaticamente que os autores sigam as seguintes orientações antes de submeterem seus textos à LINGUAJARA:
I) Explicitar claramente as fontes de dados utilizados, bem como a análise e interpretação de informações provenientes de outras publicações;
II) Fazer referência apropriada a qualquer conteúdo intelectual de terceiros;
III) Listar como autores somente aqueles que tiveram envolvimento ativo e significativo em todas as etapas da pesquisa e da redação do artigo;
IV) Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador que tenha contribuído integralmente para a pesquisa e a escrita do artigo;
V) Garantir que todos os autores atendam aos critérios de autoria estabelecidos para o artigo.

Após a submissão, o manuscrito passará por uma análise utilizando o software Plagius Professional. O Editor-Chefe, em conjunto com a equipe editorial da LINGUAJARA, poderá tomar as seguintes medidas, caso considere necessário:
I) Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que assinam o texto;
II) Requerer esclarecimentos formais referentes a eventuais dúvidas, problemas ou pontos suspeitos identificados na avaliação de similaridade do manuscrito.
Com base nos resultados obtidos e nas explicações fornecidas, a decisão sobre os procedimentos a serem adotados em relação ao manuscrito será tomada pelo Editor-Chefe, em consulta com o Conselho Editorial.

• Políticas e Diretrizes de Avaliação, sobretudo o tempo estipulado para cada avaliação:

Os manuscritos submetidos à análise, em conformidade com as diretrizes editoriais, passarão por uma primeira avaliação realizada pelo Editor-Chefe, que avaliará a pertinência das contribuições em relação ao escopo temático da revista. Após a aprovação na pré-seleção, as contribuições serão encaminhadas aos revisores.
Cada artigo será submetido à avaliação de pelo menos dois revisores, que poderão ser membros do Conselho Consultivo da revista ou especialistas externos convidados. Na emissão do parecer, eles avaliarão a qualidade da pesquisa e/ou revisão, a clareza da redação e a conformidade com as normas editoriais da revista. Os revisores poderão recomendar a recusa, sugerir modificações ou aprovar a publicação do texto. Em caso de pareceres discordantes, a contribuição será obrigatoriamente enviada a um terceiro revisor. O tempo total de revisão é estipulado em 60 dias.

• Diretrizes para autores e Normas de submissão:

Os textos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola deverão ser redigidos conforme as normas de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR 6023 de junho de 2018. Poderão estar formatados em .doc ou .docx. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:
Margens superior e esquerda: 3 cm;
Margens inferior e direita: 2 cm;
Formato de papel: A4;
Recuo da primeira linha dos parágrafos: 1,25 cm;
Fonte para corpo do texto: Arial, tamanho 12, espaço entre linhas: 1,5 cm;
Fonte para citações diretas: Arial, tamanho 10, espaçamento simples.
Alinhamento: justificado;
Os artigos devem ter entre 10 e 20 páginas;
A apresentação dos artigos deverá obedecer a seguinte ordem:

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

1 - Título em caixa alta, língua portuguesa, centralizado em negrito, fonte Arial, tamanho 12;
2 - Título do artigo em inglês (e em Português, para artigos em outros idiomas), centralizado, caixa alta, sem negrito, fonte Arial, tamanho 12;
3 - Resumo do texto em língua portuguesa (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (máximo cinco), separadas por ponto e vírgula, fonte Arial, corpo 10, na língua do texto;
4 - Resumo em inglês (Abstract) e palavras-chave (Keywords), separadas por ponto, fonte Arial, corpo 10 (e em Português, para artigos em outros idiomas);
As colaborações enviadas para análise não deverão conter dados relativos à autoria do texto. Tais dados serão cadastrados no próprio formulário de submissão.

ELEMENTOS TEXTUAIS
- Constituído em partes, os subtítulos devem iniciar com maiúsculas, sem recuo, em negrito;
- Um espaço duplo entre as citações maiores de 3 linhas e o texto;
- As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para uma boa reprodução gráfica. O formato do arquivo de imagem deverá ser jpg. As imagens deverão ser identificadas, com título e legenda indicando a fonte logo abaixo da imagem (fonte Arial, corpo 10) e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.);
- As citações bibliográficas serão indicadas no corpo do texto, entre parênteses, com as seguintes informações:
1. sobrenome do autor somente com a inicial em maiúsculo; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) e o número desta (Ex: Silva, 2020, p. 3-23), para citação direta; 
2. sobrenome do autor somente com a inicial em maiúsculo e o ano da publicação entre parênteses, para citação indireta.

- Se a citação direta tiver mais de 3 linhas, deve vir separada do parágrafo, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte Arial 10 e espaçamento entrelinhas simples.

- Notas de rodapé deverão estar ao final de cada página em fonte Arial, corpo 10.

- Para ênfase ou destaque, deve-se usar o negrito, reservando-se o itálico para títulos de obras, palavras ou expressões em outros idiomas citadas no texto.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
1. Referências – deverão ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo as normas da ABNT (NBR-6023), conforme alguns exemplos:
2. Livro com um autor:SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.
3. Livro com dois autores:SOBRENOME DO AUTOR, Nome & SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico.Cidade da editora: editora, ano.
4. Livro a partir de 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome et al. Título do livro em itálico.Cidade da editora: editora, ano.
5. Capítulo de Livro:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro:subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado. - caso o autor seja o mesmo do livro e do capítulo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.
6. Artigos de periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico(em itálico), volume e número do periódico, números das páginas, data de publicação.
7. Anais:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings, em itálico), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial – final do artigo).
8. Internet:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.
9. Tese:SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

SOBRE AS RESENHAS:

As resenhas destinam-se a avaliações críticas de publicações recentes nas áreas de escopo da Revista, a saber:  Linguística e Literatura, que tenham registro no sistema ISBN.
1. A extensão máxima permitida é 3.000 (três mil) palavras, incluindo referências e anexos.
2. A apresentação das resenhas deve seguir os mesmos elementos quanto aos aspectos formais e elementos textuais e não é necessário resumo;
3. Uma imagem da capa do livro resenhado, em arquivo .jpg ou .png, resolução 300 dpi, deverá ser enviada em arquivo separado.
4. A resenha não deve ter título nem autoria no arquivo, deixando apenas a referência completa da obra resenhada. Ressaltamos o prazo máximo de 5 anos para resenha de livro.
5. Devem ser inseridas no final do texto da resenha de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
6. A resenha deve conter uma ficha técnica contendo os dados da publicação: título, autor da obra resenhada, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN.
7. A resenha deve ter título diferente do livro resenhado.
- Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
 - Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

• Normas para revisão técnica, paginação e leitura de provas:

O processo de submissão e avaliação dos manuscritos será conduzido por meio do Open Journal System (OJS), que preservará o anonimato dos avaliadores e dos autores para garantir a revisão duplo cega. Os pareceres serão confidenciais, e os revisores devem declarar a ausência de conflitos de interesse em relação ao texto avaliado ao aceitar a solicitação de emissão de parecer.
Os pareceres serviram de base para a decisão editorial, cabendo ao Conselho Editorial o direito de aceitar ou rejeitar as submissões. Após a emissão dos pareceres, por meio de formulário específico na plataforma OJS, os autores serão informados da decisão editorial, que pode assumir uma das seguintes categorias:
a) Aceitação;
b) Revisões obrigatórias;
c) Reenvio para nova avaliação;
d) Rejeição.
No caso de solicitação de correções, os autores terão um prazo de 15 dias, a partir do recebimento da decisão editorial, para efetuar as alterações solicitadas. A nova versão do manuscrito deverá ser apresentada com o uso da funcionalidade "Controlar Alterações" do Word ou similar, e o autor deverá enviar uma Carta ao Editor, em um arquivo separado, explicando como as modificações foram incorporadas ou, em caso de não realização, justificando a decisão. Após o envio da versão revisada pelos autores, o editor responsável pela avaliação verificará as alterações solicitadas e decidirá se o artigo será aceito ou rejeitado. Após a aprovação do manuscrito, ele seguirá para a etapa de normalização, revisão e diagramação.