Astronomia e Cosmologia: as suas implicações e mistérios para a Física Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v4i1.1884Palavras-chave:
Astronomia, Cosmologia, Divulgação, EnsinoResumo
A Astronomia passou por momentos de grande revolução no início do século XX com a construção dos grandes telescópios. A recente verificação da aceleração cósmica fez com que a comunidade científica buscasse uma explicação para tal através da validação de modelos teóricos com dados observacionais. Nesse sentido, é de grande importância apresentar como a ciência busca solucionar problemas de vanguarda que desafiam os saberes acumulados. Socializar conhecimento dessa magnitude ao público jovem configura como uma ferramenta de transformação social que, para além de disseminar conhecimento, atrai jovens a se interessar por ciências. Este trabalho teve como objetivo promover palestras sobre os conceitos básicos de Astronomia e Cosmologia, bem como minicursos aos jovens do Ensino Médio da rede pública estadual e de atividades de divulgação científica do Observatório Astronômico de Física – OBAFIS, tais como observações e minicinema astronômico e, construção de foguetes de garrafas pet. Os resultados deste trabalho permitem concluir que houve uma ampliação do interesse dos estudantes do Ensino Médio em estudar e compreender melhor a Astronomia e Cosmologia. As ações de divulgação científica despertou nas pessoas o fascínio pelas ciências, mantendo vivo o apreço histórico que o homem tem pelo Cosmos, ainda que visto como misterioso.
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