Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Práticas em Extensão (ISSN Impresso – 2594-6528/ISSN Eletrônico – 2595-9034) foi lançada em 2017 e é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão.  A Revista Práticas em Extensão visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundas das atividades de extensão universitária em sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos à publicação na Revista Práticas em Extensão não se guia por uma única área de conhecimento, e sim pela própria natureza multidisciplinar das ações de extensão universitária. Nesse sentido, a Revista Práticas em Extensão aceita trabalhos que estejam em sintonia com as atividades de extensão universitária que se desenvolvem no universo das áreas temáticas estabelecidas no Plano Nacional de Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho). Seu público-alvo inclui profissionais, pesquisadores, professores e alunos de instituições de ensino superior, órgãos públicos e organizações governamentais e não governamentais.

A Revista Práticas em Extensão apesar de nascer impressa, atualmente publica somente no formato on-line.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Práticas em Extensão segue o sistema de avaliação Por Pares Cegas, em que os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem avaliou os seus trabalhos.

Uma vez verificado que o documento atende às normas da revista. o manuscrito é encaminhado para dois membros do quadro de consultores, constituído de profissionais e professores mestres e doutores com experiência em Extensão Universitária nas diferentes áreas temáticas, vinculados a instituições de âmbito nacional e/ou internacional. Quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, o documento é encaminhado para um terceiro e último consultor, cabendo ao Editor Executivo tomar a decisão final.

Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) sigam o seguinte procedimento:

- O manuscrito deve conter em sua página inicial, o título do artigo, o nome do autor e de sua instituição de origem, contato e outras informações. O texto com o trabalho deverá vir a partir da segunda página sem contar com nenhum elemento que possa servir para identificar a autoria.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Financiamento

A Revista Práticas em Extensão é financiada com recursos da Universidade Estadual do Maranhão e colaboração de  professores de diversas instituições brasileiras.

Histórico do periódico

A Revista Práticas em Extensão surgiu em agosto de 2015 e sua primeira edição foi publicada em outubro de 2017. Dedica-se a divulgar conhecimentos científicos relacionados à extensão universitária.

Indexação e registro em Bases de Dados

  • Sumários.org
  • Google Acadêmico
  • Latindex
  • LivRe
  • Actualidad Iberoamericana
  • LatinREV