A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ALFABETIZAÇÃO COM CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Gabriela Bezerra Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP
  • Cláudia Lemos Vóvio Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v6i1.2704

Palavras-chave:

Leitura Literária, Alfabetização, Aprendizagem, Pandemia COVID-19

Resumo

Este relato de experiência que nasce no âmbito do subprojeto de Alfabetização do Programa de Residência Pedagógica, promovido pela Capes, objetiva narrar a experiência de planejar e aplicar uma proposta didática voltada à formação do leitor literário, por meio da leitura e interpretação de ilustrações, no primeiro ciclo de alfabetização, e, ao mesmo tempo, refletir sobre os efeitos desta experiência na minha formação como futura docente. O relato compreende o período de julho a setembro de 2021, quando os alunos da rede municipal de Guarulhos (SP), de uma turma de alfabetização, eram atendidos por meio do ensino presencial e remoto. A realização dessas propostas permitiu que os alunos descobrissem que ler envolve mais que decodificar, não se restringe à palavra escrita, mas se enlaça a múltiplas linguagens, como as ilustrações.  Também colaborou na criação de laços entre a docente e a turma, num contexto pandêmico que restringiu o encontro e interação entre eles. Em níveis pessoais a atividade, me possibilitou enxergar caminhos de alfabetização humanizados e sensíveis.

Biografia do Autor

Gabriela Bezerra, Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo. 

Cláudia Lemos Vóvio, Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Professora Doutora da UNIFESP, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação Educação e Saúde.   

Downloads

Publicado

2022-03-28

Edição

Seção

Relatos de Experiências Extensionistas