A FORMAÇÃO DE HABILIDADES EXPERIMENTAIS PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS: MATEMÁTICA E FÍSICA DO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE DO MARANHÃO.
Aulas teóricas e práticas com a utilização de materiais alternativos de baixo custo.
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v6i2.3047Palavras-chave:
Educação, Experimentais, Formação, HabilidadesResumo
O presente relato de experiência é fruto do projeto desenvolvido no município de Lagoa Grande do Maranhão, que teve como objetivo principal capacitar Professores de Ciências Matemáticas e Física, mediante um sistema de habilidades e ações, sustentados em método científico e teoria da atividade humana, permitindo minimizar dificuldades e aperfeiçoamento de suas atividades laborais. A escolha do referido município, foi pelo fato do mesmo estar incluído entre os 30 municípios com menor IDH do Estado, parceria formada entre a UEMA-Governo do Estado, com o propósito de melhorar esse indicador, através da área da educação no aperfeiçoamento do PEA (Processo Ensino-Aprendizagem). O projeto foi executado em quatro etapas distribuídas uniformemente nas áreas de Matemática e Física, sendo que, inicialmente, houve explanação de conhecimentos teóricos e em seguida, aplicação de aulas experimentais. O público alvo do projeto foram professores de Matemática e Física do município que trabalham com o ensino fundamental. Pôde-se notar através de depoimentos que a qualificação realizada foi de extrema importância no meio docente local, credenciando-os cada vez mais junto à sociedade, a produção de conhecimentos significativos para a superação das desigualdades sociais existentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Uma vez publicado o trabalho, os direitos autorais passam a ser da Revista Práticas em Extensão.