RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE JOVENS INFRATORES
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i4.3682Palavras-chave:
Ciências biológicas, Ressocialização, Licenciatura, Formação docenteResumo
A extensão universitária é um importante pilar da formação universitária brasileira e representa um valioso contato entre a comunidade acadêmica e a sociedade, onde ocorrem trocas de conhecimentos, além da promoção de mudanças na sociedade através da educação. A ressocialização e reinserção social de jovens em conflito com a lei é uma das mudanças sociais que pode ser catalisada através da educação promovida por ações de extensão. Neste
intuito, alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG promoveram uma visita guiada ao Museu de Ciências Naturais da UEPG (MCN/UEPG) direcionada a jovens do Programa de Semiliberdade de Ponta Grossa (CENSE PONTA GROSSA). Os resultados obtidos mostram que atividades de extensão voltadas à população marginalizada podem auxiliar no resgate da identidade e na reintegração social destes jovens, ao mesmo tempo
que contribui para uma formação mais humana para os acadêmicos de licenciatura, desenvolvendo empatia e consciência social.
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