RESPEITO À PESSOA IDOSA APRENDE-SE DESDE CEDO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i4.3723Palavras-chave:
Dificuldade, Idoso, Sentidos, conscientização, criançasResumo
A compreensão das dificuldades e limitações que permeiam a vida da pessoa idosa favorece uma convivência mais pacífica e uma maior qualidade de vida para esta população. Portanto, oferecer à população jovem a experiência de poder viver a idade provecta enriqueceria esta relação, promovendo uma conscientização sobre as limitações físicas e biológicas das pessoas idosas em seu processo de envelhecimento. A proposta desta ação foi a realização de vivências e palestras para conscientização sobre o processo de envelhecimento, associado a vídeos com demonstração da perda progressiva dos sentidos (equilíbrio, tato, visão, olfato e audição), além de noções de respeito e empatia. A ação teve como principais bases metodológicas a realização de palestras, experimentos e dinâmicas que mimetizaram algumas dificuldades enfrentadas por vários idosos na perda ou distúrbio dos sentidos. Com base na metodologia exposta esperou-se levantar questionamentos e, efetivamente, conscientizar a população assistida, convidando-os a refletir sobre o processo de envelhecimento e as etapas da vida, possibilitando o participante a sentir-se sensibilizado a compreender as dificuldades vivenciadas pelos idosos a partir das dinâmicas realizadas. Foram levantados questionamentos, reflexões e relatos das crianças acerca das temáticas e das práticas interativas, tendo em vista o conhecimento biológico e social transmitido.
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