CONTE E ENCANTE
DESENVOLVENDO A LEITURA NO PROJETO TRESIDELA NOVA
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v8i4.3749Palavras-chave:
Imaginação, Leitura, Lúdico, Literatura, Contação de HistóriasResumo
No contexto educacional atual, presenciamos crianças e adolescentes com dificuldade de ler e escrever, de viver o prazer da leitura. Essa realidade motivou a criação de um projeto de Extensão para desenvolver habilidades de leitura das crianças, sobretudo no momento pandêmico, marcado pela desmotivação, que acelerou a evasão
escolar. Este projeto fez parte do Programa de Extensão da UEMA – PROEXAE, desenvolvido de 2021 a 2023, uma
parceria entre Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e a Comunidade do Projeto Tresidela Nova em Balsas-MA. Por meio de uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o desenvolvimento do Projeto de Extensão iniciou com o objetivo de levar as crianças para o fantástico mundo da leitura, despertando criatividade, pensamento crítico, valores sociais, ética e a importância da escrita. As ações contemplaram crianças que frequentavam o projeto e foram realizadas com a contação de histórias de forma lúdica, trabalhando as entonações, leitura em grupo e discussão de temáticas com a intenção de ampliar a compreensão coletiva e conhecer diversos gêneros textuais. Ao final do projeto, os alunos fizeram uso das habilidades centrais da programação: ler e escrever melhor, encantar-se com as histórias, empregar criticamente a linguagem, expressar-se com naturalidade, apresentar desenvolvimento cognitivo mais apurado e desempenho escolar aceitável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Uma vez publicado o trabalho, os direitos autorais passam a ser da Revista Práticas em Extensão.