A APLICABILIDADE DO ARDUINO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM FÍSICA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/rpe.v9i1.3792Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Metodologias Ativas, Extensão, Ensino de Física, ExperimentaçãoResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem ressignificado a vida das pessoas em todas as áreas e no processo educativo, não é diferente, uma vez que professores e alunos precisam incorporá-las em suas práticas. Durante a pandemia do Covid-19, todos precisaram se adequar as novas normas estabelecidas segundo protocolo sanitário, devido às restrições que foram impostas. Diante deste cenário, o uso das metodologias ativas, e das tecnologias vigentes ganharam destaque, uma vez, que as mesmas puderam possibilitar o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, relacionando-as com o cotidiano do aluno. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo, apresentar um relato de experiência da aplicação de uma proposta didática com alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizada no âmbito do projeto de extensão (PROBEX/ UEPB), da cota 2021, que teve por título: A experimentação no ensino de física com a utilização do Arduino. Durante a pesquisa, foram utilizadas algumas metodologias ativas, associadas às atividades experimentais remotas com o Arduino e o software Excel. Após a análise dos dados obtidos durante a aplicação da proposta, foi possível perceber contribuições positivas no processo de ensino do conteúdo físico trabalhado, uma vez que, a maioria dos alunos, responderam de forma satisfatória os questionamentos propostos.
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