A Educação Ambiental sobre a vegetação da caatinga através do cactário do jardim botânico da UEPB

visitações, minicursos e minicactários verticais e/ou horizontais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v8i3.3804

Palavras-chave:

Cactacea, Cultivo ornamental, Habitat e alimentação de espécies, Preservação e Sustentabilidade, Reestruturação do Solo

Resumo

O projeto de extensão do Jardim Botânico da UEPB foi implementado em 2023 com o objetivo de promover a educação ambiental sobre a vegetação da Caatinga, utilizando as cactáceas como foco principal. Direcionado a alunos do Ensino Fundamental em escolas públicasda Paraíba, o projeto incluiu a instalação de minicactários,
minicursos e visitas guiadas ao cactário da UEPB. As atividades contemplaram práticas de plantio, oficinas de reu-
tilização de materiais para confeccionar vasos, e palestras sobre a importância das cactáceas para a biodiversidade
e a sustentabilidade ecológica.O projeto buscou, de forma interdisciplinar, integrar conhecimentos de geografia,
biologia e ciências ambientais ao currículo escolar, incentivando atitudes de conservação e sustentabilidade entre
os estudantes. Um dos principais resultados foi a conscientização ambiental e o desenvolvimento de habilida-
des práticas e responsabilidade ecológica nos alunos, que demonstraram maior interesse em preservar o bioma da
Caatinga e compreender a relevância das cactáceas para o equilíbrio ecológico da região. Através das atividades, o
projeto não apenas fortaleceu o vínculo dos alunos com o meio ambiente, mas também consolidou a importância da economia circular e da reutilização de materiais na educação ambiental.

Biografia do Autor

Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba (2003). É professora associada e Retide da Universidade Estadual da Paraíba. Pesquisa na área de Educação em Solos, com ênfase em Ciência do Solo, Educação Ambiental, assim como Estudos Integrados do Meio Ambiente, enfocando sua sustentabilidade.

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Publicado

2024-11-24