EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A GESTÃO EM SAÚDE

PESQUISA, FORMAÇÃO ESPECIALIZADA E ELABORAÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v8i3.3806

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Integração Ensino-Serviço, Gestão em Saúde, Programa de Extensão Universitária, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O objetivo foi relatar a experiência de integração ensino-serviço-gestão para fortalecer processos organizacionais na Atenção Primária à Saúde em Tangará da Serra – Mato Grosso, Brasil. Estudo original, construído a partir da narrativa fundamentada na análise documental de natureza qualitativa. Resulta de parceria interinstitucional entre a Secretaria de Saúde e a Coordenação de Atenção Básica com o Programa de Extensão Universitária Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso. Utilizou-se do princípio da indissociabilidade -  ensino, pesquisa e extensão - para fortalecer processos organizacionais. Dados foram extraídos de relatórios, documentos pertinentes e somado às vivências dos autores. Resultados apresentados em três seções: Diagnóstico da Atenção Primária à Saúde: a pesquisa para subsidiar ações de extensão; Proposições à gestão: ensino e a extensão na ação; e a Carteira de Serviços como documento norteador. A extensão universitária, no âmbito da gestão, se reforça quando projetada em torno das necessidades reais dos serviços com a participação ativa da instituição de ensino comprometida com tal pactuação. Ressalta-se a importância da indissociabilidade no contexto da extensão para alcançar os resultados apresentados. Conclui-se que a interface integração ensino-serviço exercita processos educativos que fomentam a educação permanente para os atores envolvidos.

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Publicado

2024-11-24