A CARIOTIPAGEM COMO FERRAMENTA EM UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luany Pereira da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Sabrinna Aparecida Queiroz Ferreira Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Rafael Oliveira Messias Universidade Etadual de Goiás - UEG
  • Andreia Juliana Rodrigues Caldeira Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Cynthia Aparecida Arossa Alves Soares Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Jaqueline Gleice Aparecida de Freitas Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Flávia Melo Rodrigues Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v8i3.3818

Palavras-chave:

Atividade de extensão., Curricularização da extensão., Cromossomos, Popularização científica

Resumo

Com base em um estudo aprofundado da Genética, a turma da disciplina Genética 2 da Universidade Estadual de Goiás (UEG) propôs a realização de uma atividade prática para o cumprimento da atividade curricular de extensão da matriz do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A atividade visava ensinar a turma de uma escola de ensino básico sobre a importância e a utilização de um cariótipo e como esse poderia ser montado, utilizando um modelo didático. Através da atividade prática, os alunos puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a construção de cariótipos e aprimorar suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. A experiência proporcionou um momento de aprendizado e descoberta, consolidando o aprendizado sobre os cromossomos e seu papel na genética humana.

Biografia do Autor

Cynthia Aparecida Arossa Alves Soares, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Professora da Universidade Estadual de Goiás

Downloads

Publicado

2024-11-24