SUPORTE DIGITAL AOS ESTUDANTES DE BAIRROS RURAIS/ PERIFÉRICOS DO CURSO DE BIOLOGIA, CAMPUS PAULO VI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/rpe.v9i1.3873

Palavras-chave:

Aulas remotas, Pandemia, Internet, Aprendizagem

Resumo

A proposta deste projeto, corrido em 2021 e 2022, foi acolher-fornecer suporte digital para estudantes, de bairros rurais e periféricos, com problemas de aprendizagem causados pela falta de acesso à internet. A primeira etapa foi um levantamento para identificar quem eram esse(a)s estudantes dos cursos de Biologia (bacharelado e licenciatura) do campus Paulo VI. A segunda foi entrevistá-lo(a)s individualmente via WhatsApp, para saber suas dificuldades e anseios, com foco na sua vivência de aprendizagem virtual. Devido a questões logísiticas, dos 135 estudantes identificados apenas 55 foram entrevistados. A instabilidade/falta de conexão era o grande desafio do ensino remoto: “algumas vezes a conexão cai no momento mais importante da aula síncrona, obrigando deslocamento para casa de um parente foi o problema enfrentado por 29 alunos. Enquanto as atividades assíncronas, não foram problema”. Essa foi a resposta mais comum entre os entrevistados. O cronograma incluiu conversas individualizadas, questionários, vídeos tutoriais socializados via redes sociais e a produção de um livro virtual. A ferramenta de interação, contado e diálogo foi whatsapp, enquanto Instagran foi o veículo de compartilhamentos. O processo de atendimento serviu para que o/a estudante, com dificuldades de acesso à internet para suas aulas remotas, percebesse que não era o/a único/a passando por dificuldades, naquele momento pandêmico. E foi por meio desta ação extensionista que esse estudante de Biologia recebeu apoio emocional e digamos, também, pedagógico.

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Publicado

2025-05-30