CONCEITOS, FUN합ES E INSTRUMENTOS SOBRE AVALIA플O DA APRENDIZAGEM: QUAIS AS CONCEP합ES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TIMON (MA)?

Tiago Rodrigues da Silva, Beatriz Bacelar Barbosa, Odalia Alves da Costa

Resumo


RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar a avalia豫o da aprendizagem praticada na escola pblica-estadual, Centro de Ensino Senador Clodomir Millet, na cidade de Timon, Maranho atravs das concep寤es de professores situando-as em rela豫o aos conceitos, fun寤es, instrumentos e prticas da a豫o avaliativa. Na metodologia, adotou-se uma abordagem metodolgica de carter qualitativa e descritiva por meio de pesquisas bibliogrficas e de entrevistas semiestruturas com trs professores: dois do gnero masculino e uma do feminino. Os resultados obtidos apontaram para a avali豫o escolar como uma medida de verifica豫o da aprendizagem dos discentes atribuindo o ato avaliativo, a fun豫o somativa. As provas escritas constituem o principal instrumento para a avalia豫o quantitativa e os critrios de notas centralizados tambm em fatores qualitativos. Constatou-se a que a institui豫o escolar, em geral, prope uma avalia豫o visando classifica豫o dos alunos em reprovados e aprovados e um exerccio avaliativo esttico. Desse modo, o estudo apresentou uma explora豫o da avalia豫o da aprendizagem traando paralelos entre a teoria e a prtica, assim, levantando discusses e reflexes sobre a a豫o pedaggica avaliativa como um ato de reorganiza豫o de ensino para os professores.
Palavras-chave: Avalia豫o da aprendizagem; Ensino e Aprendizagem; Professores.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18817/pef.v22i2.1504