ENTRE SMARPHONES E TABLETS: PEDOFILIA, PEDOFILIZAÇÃO E EROTIZAÇÃO INFANTIL NA INTERNET

Autores

  • Liliane Madruga Prestes
  • Jane Felipe

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1009

Resumo

O presente artigo apresenta uma breve análise acerca do avanço das novas tecnologias, em particular do acesso à internet pelas crianças e o panico moral relacionado à maior visibilidade de pedofilia. O estudo visa apontar subsídios para a ampliação dos debates em torno dos processos de pedofilização e erotização infantil difundidos na internet, em particular, em sites de jogos que se autoclassificam como infantis. Para tanto, apresenta de forma sucinta os principais avanços em termos de políticas públicas, as quais visam coibir tais práticas e enfatiza o quanto os conteúdos disponibilizados na internet operam como pedagogias de gênero e sexualidade. As análises e reflexões apresentadas reiteram a necessidade de ampliação dos debates em torno da educação de crianças e adolescentes para o uso da internet, em particular, enfocando os desafios postos à educação, em particular, no âmbito da formação inicial e continuada de docentes. Palavras-chave: formação docente, infâncias e tecnologias, pedofilia, pedofilização. ABSTRACT This article presents a brief analysis about the advance of new technologies, in particular access to the internet by children and the moral panic related to increased visibility of pedophilia. The study aims to point out subsidies for deepening the debate around the pedophilization processes and child sexualization circulated on the internet in particular, on gaming sites that classify themselves as children. It presents briefly the major advances in terms of public policies, which aim to curb these practices and emphasizes how the content available on the internet operate as gender and sexuality pedagogies. The analysis and reflections reiterate the need to expand the debate on the education of children and adolescents to use the internet in particular, focusing on the challenges posed to education, particularly in the context of initial and continuing training of teachers. Keywords: teacher training, childhoods and technologies, pedophilia, pedophilization.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Prestes, L. M., & Felipe, J. (2015). ENTRE SMARPHONES E TABLETS: PEDOFILIA, PEDOFILIZAÇÃO E EROTIZAÇÃO INFANTIL NA INTERNET. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1009

Edição

Seção

Artigos