PEDOFILIZAÇÃO, VIOLÊNCIA SEXUAL E O FASCÍNIO MASCULINO SOBRE OS CORPOS INFANTO-JUVENIS

Autores

  • Monise Gomes Serpa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jane Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3302

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar como crianças e adolescentes do gênero feminino, vítimas de violência/abuso/exploração sexual, vivenciaram experiências de forte investimento erótico de homens adultos e/ou idosos sobre os seus corpos. Propôs também questionar como o prazer e o desejo sexual de homens por mulheres mais jovens e pobres atrelam-se aos exercícios de poder interpelados pelos marcadores geracionais e de classe social, a partir do referencial teórico dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista. O material de análise partiu de entrevistas com duas adolescentes, de 12 e 14 anos, abrigadas em uma instituição e um inquérito policial pertencente à delegacia especializada para crianças e adolescentes de Porto Alegre/RS. O forte investimento erótico no corpo jovem feminino, propagado em grandes mídias e praticado por homens mais velhos com algum poder aquisitivo, é aqui analisado a partir das pedagogias de gênero e de sexualidade. Tais processos, desde muito cedo inscritos nos corpos femininos, desconsidera a subjetividade e a condição de desigualdade geracional e de classe social de meninas e mulheres. Assim, torna-se fundamental para o enfrentamento das violências sexuais contra crianças e adolescentes, tensionar os processos de pedofilização e os seus efeitos perversos na constituição das feminilidades.

 

Palavras-chave: Gênero, Pedofilização, Violência Sexual, Infâncias, Adolescência.

Biografia do Autor

Monise Gomes Serpa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS. Participa do Núcleo de Pesquisa Grupo de Estudo em Educação e Sexualidade, da Pós-Graduação na FACED, UFRGS.

Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-Doutora pela Universidad de Barcelona. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Serpa, M. G., & Felipe, J. (2023). PEDOFILIZAÇÃO, VIOLÊNCIA SEXUAL E O FASCÍNIO MASCULINO SOBRE OS CORPOS INFANTO-JUVENIS. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3302