PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES, MATRICULADOS EM CURSOS PRESENCIAIS, SOBRE AS SALAS VIRTUAIS

Autores

  • Alessandro Costa Silva
  • Marcos Eduardo Miranda Santos
  • Yuri Jorge Almeida da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1016

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2011 com estudantes de dois cursos presenciais de Licenciatura (Química e Biologia) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O uso de uma plataforma AVA como complemento da disciplina Química Ambiental, foi avaliado por meio do acesso (frequência e duração) à sala virtual da referida disciplina. Os resultados revelaram que a desconfiança dos estudantes (entrevistados) quanto a eficiência educacional da plataforma, foi um empecilho para que acessassem a sala com efetividade. As informações sobre a sala virtual de Química Ambiental, fornecidas pelo professor, embora tenha sido um incentivo, num primeiro momento, não foram garantia de um acesso continuado. Mesmo sendo a sala um repositório de materiais complementares, ainda assim, só era acessada quando os estudantes precisavam realizar suas atividades extra-classe. A falta de recursos humanos, dificultando o serviço de suporte oferecido na plataforma, e a falta de infra-estrutura da instituição no que tange a computadores e internet, podem ser algumas das explicações para o baixo acesso a essa sala virtual. Palavras-chave: aprendizagem virtual, educação superior, química ambiental. PERCEPTION OF STUDENTS, SUBSCRIBERS IN TRADITIONAL MODALITY COURSES, ABOUT VIRTUAL CLASSROOMS ABSTRACT This article presents a survey of students (graduation in Chemistry and Biology), State University of Maranhão, which occurred in 2011. Use of virtual learning environments, VLE, to complement the Environmental Chemistry teaching was evaluated. A research was realized through access frequency and duration, to the virtual room of Environmental Chemistry (EcVirRoom). The reports revealed that the distrust of interviewed students about the VLE efficiency, has been a difficulty to that from accessing the virtual room effectively. Information about the EcVirRoom, provided by the subject teacher, although it was an incentive, at first, was not ensuring continued access. Even the EcVirRoom, being a repository of supplementary materials, yet students only accessed to carry out classroom activities. The lack of human resources, hindering the support service offered on the platform, and infrastructure of the institution (computers and internet) can be explanation for the low access to this virtual room. Keywords: Virtual learning, Higther education, Environmental chemistry.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Silva, A. C., Santos, M. E. M., & Silva, Y. J. A. da. (2015). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES, MATRICULADOS EM CURSOS PRESENCIAIS, SOBRE AS SALAS VIRTUAIS. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1016

Edição

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