A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Autores

  • Grigorio Duarte Neto Universidade Estadual do Maranhão
  • Greilson José de Lima Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1134

Resumo

Este texto tem como objetivo demonstrar a história de vida profissional e acadêmica de uma estudante de licenciatura, a fim de conhecer algo a respeito da construção da identidade docente. A construção da identidade docente da estudante tanto é realizada pelo viés psicológico, à maneira de pertença ao magistério enquanto aluna de licenciatura em Ciências Biológicas, quanto pedagógico, nos moldes de conhecimento sobre o curso e a profissão. Palavras-chave: Identidade docente, Ciências Biológicas, Educação Básica, Professor enquanto profissional. IDENTITY CONSTRUCTION OF A TEACHING DEGREE STUDENT IN BIOLOGICAL SCIENCES UNIVERSITY OF FEDERAL MARANHÃO ABSTRACT This text aims to demonstrate the history of professional and academic life of an undergraduate student, in order to know something about the construction of teacher identity. The construction of teacher identity of the student is carried out by both psychological bias in the manner of belonging to the Magisterium as graduate student in biological sciences, the teaching, the lines of knowledge about the course and the profession. Keywords: Teacher identity, Biological Sciences, Basic Education, Teacher as a professional.

Biografia do Autor

Grigorio Duarte Neto, Universidade Estadual do Maranhão

Pós-graduando lato sensu em Psicologia da Educação – EAD pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Greilson José de Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Prof. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão

Downloads

Publicado

2016-07-08

Como Citar

Neto, G. D., & Lima, G. J. de. (2016). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1134

Edição

Seção

Relatos de Casos