CONCEITOS, FUNÇÕES E INSTRUMENTOS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAIS AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TIMON (MA)?
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1504Resumo
RESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem praticada na escola pública-estadual, Centro de Ensino Senador Clodomir Millet, na cidade de Timon, Maranhão através das concepções de professores situando-as em relação aos conceitos, funções, instrumentos e práticas da ação avaliativa. Na metodologia, adotou-se uma abordagem metodológica de caráter qualitativa e descritiva por meio de pesquisas bibliográficas e de entrevistas semiestruturas com três professores: dois do gênero masculino e uma do feminino. Os resultados obtidos apontaram para a avalição escolar como uma medida de verificação da aprendizagem dos discentes atribuindo o ato avaliativo, a função somativa. As provas escritas constituem o principal instrumento para a avaliação quantitativa e os critérios de notas centralizados também em fatores qualitativos. Constatou-se a que a instituição escolar, em geral, propõe uma avaliação visando à classificação dos alunos em reprovados e aprovados e um exercício avaliativo estático. Desse modo, o estudo apresentou uma exploração da avaliação da aprendizagem traçando paralelos entre a teoria e a prática, assim, levantando discussões e reflexões sobre a ação pedagógica avaliativa como um ato de reorganização de ensino para os professores. Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Ensino e Aprendizagem; Professores.Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Silva, T. R. da, Barbosa, B. B., & Costa, O. A. da. (2017). CONCEITOS, FUNÇÕES E INSTRUMENTOS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: QUAIS AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM TIMON (MA)?. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1504
Edição
Seção
Artigos